Série – A fé nos Negócios: Você sabe para onde vai sua empresa no futuro?

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Por Pedro Paulo Morales

A fé nos Negócios

Na última Bienal do Livro em Fortaleza adquiri um livro que me chamou a atenção “Provérbios Para o Sucesso nos Negócios” do autor Steve Marr, criador e apresentador do programa americano de rádio Provérbios Para o Sucesso nos Negócios, transmitido regularmente para um publico de mais de 750.000 ouvintes em todo o mundo através de 1.200 rádios através do mundo.

O autor do livro presta consultoria para ministros, pastores evangélicos e líderes cristãos e ajuda empresas e organizações a aplicar a sabedoria antiga da Bíblia para que as empresas consigam ter um crescimento sustentável dos seus negócios. Sem querer ser sensacionalista e oportunista ou querer passar para o público que está tudo bem sem estar, início agora uma série de artigos para que possamos refletir sobre como estamos conduzindo nossos negócios ou carreira profissional, quer sejamos empregados, empresários, investidores. Espero que gostem desse novo projeto que estava adormecido e que agora, em um momento que precisamos de reflexão tiro do papel.

Planejamento

Iniciando o primeiro artigo da série A fé nos Negócios escolhi o tema planejamento. Para Steve Marr o planejamento de uma empresa deve ser continuo e sempre focado no que esta acontecendo tanto a nível de mercado local e global e deve ser traduzido em planos que tenham metas diárias , semanais e mensais visando alcançar os objetivos de longo prazo, ou seja, os objetivos de 5 a 10 anos.

Para Marr existem 3 ou 4 itens que merecem uma maior atenção no momento do planejamento e que se executados poderiam melhorar significante os resultados dos seus negócios. Por esse motivo priorize esses itens e passe a pensar neles de maneira estratégica e o mais importante analisá-los sobre a ótica dos cenários (sinais) que estão sendo desenhados.

Sabendo interpretar o que esta acontecendo

Em pesquisa a sites da internet pude perceber, através de leituras apenas de manchetes que a situação que estamos enfrentando neste momento enfrentando no Brasil daria para ser previsto.

Ficando somente no campo econômico algumas manchetes colhidas por exemplo em sites de  revistas especializadas como de Exame o como por exemplo a de 10 de março “Pequenos negócios lutam pela sobrevivência em época de coronavírus – Proprietários de restaurantes chineses tentam compensar as perdas nos negócios com um menu voltado para entregas”  onde que tiver oportunidade de ler vai verificar que 70% dos café e restaurantes de Pequim  continuam fechados e esperam apoio do governo ou como esta manchete  “As consequências econômicas do coronavírus” do dia 27 de fevereiro onde se lê que “ Essas paralisações constituem um grande choque para as cadeias de suprimento de empresas globais em toda a Ásia quando lidas e analisadas já se daria para prever o que estava por vir.

Infelizmente a crise chegou e estamos todos, os que podem ficar confinados em casa. Alguns estão em trabalhando em casa, outros estão impedidos de trabalhar devido a suas lojas ou empresas estarem fechadas e alguns como médicos, enfermeiros, policiais, trabalhadores do comercio e trabalhadores que prestam serviços essenciais lutam dia a dia, correndo riscos para manter os negócios girando.

Sabedoria

Deixo aqui o que Livro dos Provérbios diz sobre planejamento: A mente do homem planeja seu caminho, mas o senhor lhe dirige os passos. (Provérbios 16:9), por isso planeje seu caminho, mas sinta [observe] por onde Deus está te (nos) levando!

Vamos refletir sobre isso e sucesso!

Artigo inspirado no livro Provérbios Para o Sucesso nos Negócios de Steve Marr

Pedro Paulo Morales é graduado em Gestão com Especialização em Controladoria, MBA em Gestão Estratégica de Pessoas e Técnico em Contabilidade. Atua também como Professor EAD e editor do Blog Falando de Gestão

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *