Sell in e Sell out: qual a diferença?

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

ecommerce-1706103__340A estratégia para vendas e monitoramento de canais é complexa e, por isso mesmo, a gestão de trade marketing precisa ficar atenta aos comportamentos de cada um deles. É importante adaptar as ações de acordo com a realidade do canal, considerando ainda a relação do consumidor com os produtos.

Conhecer as estratégias de sell in e sell out é essencial para garantir a proposta de valor do produto frente ao shopper. Mas, você sabe a importância de cada canal e as diferenças entre sell in e sell out? Separamos tudo o que você precisa saber. Acompanhe!

Quais as diferenças entre sell in e sell out?

O sell in é o volume de vendas de um negócio para o elo seguinte da cadeia de valor. Por exemplo, as vendas que são feitas para um varejista ou distribuidor representam o sell in da empresa para este parceiro.

Por sua vez, o sell out é o montante das vendas realizadas pelo segundo ou terceiro elo da sua cadeia de valor. Ou seja, as vendas do distribuidor/varejista para os clientes deles representam o sell out da sua empresa.

Por que sell in e sell out precisam ser monitorados?

Toda gestão de trade marketing precisa de indicadores e análises estratégicas regulares para se manter no caminho do sucesso. Para tanto, é fundamental ter atenção à demanda de sell in, que ilustra o crescimento de curto prazo da empresa, enquanto o de médio/longo é feito pelo sell out.

O equilíbrio entre esses dois indicadores é fundamental para o sucesso do negócio. Observe que, se o seu cliente, que pode ser um distribuidor, não estiver vendendo, é bem provável que ele deixe de comprar da sua indústria.

Por isso, cabe à gestão de trade marketing monitorar e também ficar atenta ao sell out para ajudar o parceiro de negócio a identificar oportunidades de vendas para os consumidores finais. Assim, quando o sell out é realizado, é até mais natural que o sell in aconteça dentro das expectativas e das metas traçadas.

Exemplo de aplicativo para monitoramento de vendas

Como a tecnologia pode ajudar nas estratégias de sell in e sell out?

Monitorar esses indicadores é de fundamental importância para o sucesso de qualquer empresa, e você pode fazer isso com a ajuda de um app de trade marketing. Com ele, você pode acompanhar a performance do seu produto em diferentes estágios da sua cadeia de demanda.

Dessa forma, com a ajuda da tecnologia, as indústrias conseguem saber como está a saída de produtos no PDV, e, com isso, fazer um melhor planejamento de produção, tomando o sell out como base. O resultado é uma tomada de decisão mais eficiente.

Portanto, fica evidente que o sell in e sell out são duas metodologias que devem ser consideradas pela gestão de trade marketing para o desenho de estratégias de aumento nas vendas.

Deixe uma resposta