Reflexão Estratégica

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Compreender que o colaborador tem uma contribuição essencial para a organização faz toda a diferença para o resultado do negócio

Alex Gonzaga

Por Alex Gonzaga

Um exemplo muito prático foi o contexto em que o cenário do mercado de Circo. O Cirque Du Soleil, está inserido dentro de um novo foco, que foi concebido através da necessidade emergente de rebuscar os clientes que deixavam de priorizar este lazer “Ir ao Circo”.

Ao longo do tempo, o circo deixou de ser uma atração interessante, pois não haviam motivos que levassem o público a emocionar-se, por tornar-se repetitivo em toda e qualquer apresentação. Esse fator, levou a crianças, jovens e adultos a buscarem outros meios de diversão (Cinema, Teatro, Shows, Internet, Shoppings dentre outros).

Para atender todas essas necessidades, o Cirque Du Soleil surgiu com uma proposta inovadora, pautada em seus valores de inovação e criatividade, garantindo a aplicabilidade de sua missão “Invocar imaginação, provocar os sentidos e evocar as emoções das pessoas por todo o mundo”.

A cada apresentação que o seu público assiste, presencia um contexto lúdico, que leva a você perceber-se parte da cena. Levando a uma proximidade “Sine Qua Non” a qualquer outro “concorrente”…

Sabemos que, para o atingimento desses resultados, nossa equipe deve estar muito alinhada com o contexto organizacional. Entendendo bem o seu papel dentro da razão de ser do negócio (Missão), o foco em que serão direcionados esforços (Visão de Futuro) e que valores nortearão nossas decisões.

Para isso, Nós “Lideres” precisamos disseminar junto a equipe o nosso contexto. Desde os fatores críticos de sucesso (essência), a manutenção dos nossos diferenciais competitivos (fortalezas), quanto aos desafios intermitentes que a nossa organização precisa superar (pontos a serem desenvolvidos – Fracos).

Alex Gonzaga

Administrador de Empresas, graduado pela UECE, especialista em Planejamento Estratégico, Facilitador de Treinamento e Desenvolvimento de equipes, pós-graduação em Gestão de Potencial Humano pela UNIFOR, Formação Internacional em Strategic Mentoring – C.L.I., Consultor DISC

Deixe uma resposta