Qual o seu nível de estresse? Faça o teste

Enernesto Berg
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Por Ernesto Berg

Todos os dias você tem que estabelecer uma relação positiva com seus colegas de trabalho, com a família, com a comunidade em que convive. Mas terá, igualmente, que estabelecer uma relação positiva com alguém da maior importância: você mesmo. Você tem que saber gerenciar a si mesmo, ao seu humor, seus aborrecimentos, aflições e eventuais frustrações. Isso faz parte da regra do jogo. O importante é conscientizar-se de que você só terá sucesso em sua vida profissional e pessoal se aprender a lidar e administrar o estresse, tiver autocontrole para superar adversidades e, também, se souber lidar com os problemas menores do dia a dia e que podem tornar-se uma verdadeira pedra no sapato.

TESTE  DE  ESTRESSE

Responda às afirmações baseando-se no que sucede com você atualmente, e não no que seria ideal.

S = SIM        N = NÃO        AV = ÀS VEZES                                                                                                                       

  1. Sei exatamente quais situações me fazem estressar.   S   N   AV
  1. Mesmo que eu me “arrebente todo” não deixo passar nenhuma oportunidade que aparece diante de mim.  S   N   AV
  1. Meu dia normal de trabalho sempre inclui algum tempo para praticar exercícios e diversões. S   N   AV
  1. Irrito-me facilmente, mesmo quando se trata de pequenas contrariedades.               S   N   AV
  1. Quando vou enfrentar situações estressantes eu me preparo antecipadamente e sei como irei lidar com elas. S   N   AV
  1. Ultimamente tenho perdido a concentração no trabalho. S   N   AV
  1. Quando enfrento circunstâncias ou tarefas difíceis costumo ficar tenso, preocupado ou angustiado S   N   AV
  1. Costumo dormir tranquilamente, sem me preocupar ou me agitar.  S   N   AV
  1. Quando esqueço de levar o celular me sinto como se eu estivesse nu. S   N   AV
  1. Quando me irrito, chego a ser ríspido com as pessoas. S   N   AV
  1. Ultimamente, meu trabalho não mais desperta minha motivação. S   N   AV
  1. Tenho frequentes momentos de desalento e tristeza. S   N   AV
  1. Costumo usar tanquilizantes, fumar cigarros ou tomar uns drinques para aliviar a tensão. S   N   AV
  1. É comum eu acordar indisposto e cansado, como seu eu não tivesse dormido.     S   N   AV
  1. Às vezes sinto falta de ar, ou dor na nuca e no pescoço, ou palpitações no coração, ou um peso no peito.     S   N   AV
  1. Tenho sido muito eficiente e produtivo no meu trabalho. S   N   AV  
  1. Dificuldades, problemas e obstáculos no trabalho não me angustiam nem tiram minha tranquilidade. S   N   AV  

  1. Mesmo diante de ocorrências de grande perturbação emocional, consigo voltar à calma rapidamente. S   N   AV  

  1. Sou do tipo agitado, estou sempre correndo atrás das coisas, seja no trabalho, seja em casa, seja nos meus afazeres. S   N   AV  

  1. Mesmo quando estou em casa não consigo parar de pensar em assuntos de trabalho. S   N   AV  

 Faça sua Contagem de Pontos.

Marque um ponto para cada resposta SIM dadas às seguintes afirmações: 1, 3, 5, 8, 16, 17, 18

Marque um ponto para cada resposta NÃO dadas às seguintes afirmações: 2, 4, 6, 7, 9, 10, 11, 12, 13, 14, 15, 19, 20

Marque meio ponto para cada resposta ÀS VEZES.

 TOTAL DE PONTOS_______


SUA AVALIAÇÃO

 De 18 a 20 pontos. Você sabe administrar seu estresse. Sabe o que pode causar o estresse e como lidar com ele quando aparece. Você tem habilidades para lidar com situações preocupantes e de pressão sem grande desgaste. Continue mantendo suas atitudes desse jeito.

 De 15 a 17,5 pontos. Este escore indica características de estresse moderado. Você, em determinados momentos, sente-se inquieto, apreensivo ou pressionado. Sabe lidar medianamente com estresse, mas sua recuperação às vezes é lenta. Procure adotar atitudes mais resilientes e assertivas.

 Abaixo de 15 pontos. Este escore indica um nível de estresse alto. Você está exposto ao estresse e à ansiedade e provavelmente sente dificuldades em lidar com determinadas questões ou, mesmo, incapaz de resolvê-las. Invista mais em sua qualidade de vida e, também, procure descobrir o que realmente é importante em sua vida.

 Quatro dicas importantes para combater o estresse

Estresse é o desequilíbrio entre as exigências contínuas e prolongadas que nos são feitas, e as nossas capacidades psicológicas e físicas de lidar ou dar respostas a elas. O nível de estresse de uma pessoa depende em grande parte de sua atitude perante as circunstâncias que enfrenta. Uma ocorrência muito estressante para uma pessoa pode ser um mero contratempo para outra.

1 – Conheça e respeite seus limites

Quando passamos por cima dos nossos limites estamos abrindo a porta para o estresse e as doenças de caráter emocional. Isso acontece quando, por exemplo, assumimos uma responsabilidade acima das nossas capacidades. Não significa que não possamos assumi-la, porém, se vier a acontecer, devemos nos preparar devidamente para isso. Outra forma de ignorar nossos limites é assumir mais e mais trabalho a ponto de nos estafarmos fisicamente e ignorar os sintomas da sobrecarga que pode levar ao esgotamento físico e mental.

2 – Aprenda com as adversidades

Embora adversidades sempre representem uma situação nefasta e devemos evitá-las, elas, entretanto, quando acontecem, podem nos ensinar muitas coisas. Um dos frutos é a habilidade de entendê-las e a capacidade de enfrentá-las e superá-las. Outro fruto é a maturidade e a coragem que elas propiciam ao encararmos de frente situações adversas. Pessoas realmente maduras não se abalam diante de infortúnios, porque sua coragem é fruto de muitos abalos anteriores superados um a um.

3 – Evite um estilo de vida corrido e competitivo

A competitividade tem um ponto ótimo. Pouca competitividade leva ao estresse da monotonia por falta de desafios; muita competitividade leva a uma correria desenfreada que pode gerar conflitos psíquicos, emocionais e físicos sérios. Sempre pergunte-se: “Estou administrando os fatos, ou os fatos estão me administrando”. Se você está irremediavelmente preso ao relógio, celular, smartphone etc. então os fatos passaram a administrar sua vida. Essas tecnologias são ótimas e agilizam as coisas, mas se não quiser ser vítima precoce do estresse da competitividade você deve aprender a dominá-las, e não permitir que elas se imponham.

4 – Procure ser, em vez de ter

Ter coisas é ótimo, pois nos dão conforto, segurança e tranquilidade. O problema começa quando procuramos apenas ter, em vez de ser. Passamos então a viver um mundo de aparências e faz-de-conta, onde o que vale é exibirmos o carro ultimo modelo, o belo apartamento, o novo cargo de chefia etc. e, assim, aderimos à civilização do consumo e dos valores efêmeros. Outras vezes lutamos para conseguir algo realmente inalcançável induzido pelos valores da sociedade. O resultado é um vácuo interior que nada consegue preencher. Procure sempre conhecer sua verdadeira natureza e pergunte-se: “Por que eu quero isso?”, “O que me leva realmente a desejar isso?” Procure sempre ser o que você realmente é, descobrir o seu valor pessoal independente do ter ou não ter.

Texto extraído e condensado do livro “35 Testes para Avaliar suas Habilidades Profissionais – VOLUME I”, de Ernesto Artur Berg, Juruá Editora. Para adquirir o livro impresso, ou a versão digital, acesse o site  www.quebrandobarreiras.com.br seção de LIVROS ou E-BOOKS, conforme opção.

Ernesto Berg
Consultor de empresas, professor, palestrante, articulista, autor de 18 livros, especialista em desenvolvimento organizacional, negociação, gestão do tempo, criatividade na tomada de decisão, administração de conflitos.  Graduado em Administração e Sociologia,  Pós-graduado em Administração pela FVG de Brasília. Foi executivo do Serpro em Brasília por 9 anos e consultor Senior da Alexander Proudfoot Company de São Paulo.

Editor do site www.quebrandobarreiras.com.br voltado para a área de recursos humanos, administração e negócios. Email: berg@quebrandobarreiras.com.br

 

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