Qual o Lugar Certo Para Cada Perfil Profissional?

julio-cesar
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Por Julio Cesar S. Santos

Por Que Alguns Comportamentos Estruturais Mudam Pouco Durante a Nossa Vida? Quais as Principais Caraterísticas de Quem Tem o Perfil Técnico? Qual o Lugar Ideal Para Quem Tem o Perfil Sociável? Como Lidar Com as Pessoas Com o Perfil Acelerado?

As configurações das organizações e a maneira como os funcionários são gerenciados passaram por inúmeras transformações nas últimas décadas e, certamente, a tendência é que elas continuem acontecendo e exigindo gestores cada vez mais preparados. Além dos conhecimentos técnicos, a gestão moderna exige profissionais com competências que possibilitem a formação de equipes de alta performance, a melhoria contínua dos processos e a inovação. Por isso, é necessário entender o que alguns estudiosos definem como “os três grandes perfis profissionais”.

Conforme esses analistas do comportamento gerencial, um dos perfis é geralmente predominante, pois o cérebro nos “obriga” inconscientemente a priorizar um roteiro de ações que nos deixe mais confortável. Para eles, temos comportamentos estruturais que mudam pouco durante a nossa vida, mas que podem ser aperfeiçoados por meio do aprimoramento.

Nenhum perfil é melhor que o outro; contudo, existem funções, tarefas ou determinados trabalhos que se encaixam melhor para cada um deles. Então, identificar os perfis será muito útil para que os Gerentes se conheçam melhor e, principalmente, isso ajudará a posicionar seus subordinados em cargos – ou funções – para os quais eles tenham mais aptidões. É o que veremos abaixo.

1) Perfil Técnico

Pessoas com esse perfil predominante são introvertidas, organizadas, falam pouco e são bons ouvintes. Tendem a trabalhar melhor com processos, números e análises em silencia do que lidando com público ou sendo sociáveis.

Características Comuns de Quem Tem Esse Perfil Predominante:

  • Tímido: Relaciona-se com poucas pessoas, tanto no trabalho quanto na vida pessoal
  • Prefere Regras Claras: Gosta de trabalhar em funções estáveis e com procedimentos bem definidos
  • Prefere Remuneração Fixa: Gosta de saber o valor exato da remuneração (inclusive benefícios) e reluta em aceitar salários variáveis.
  • Disciplinado: Prefere cumprir ordens a comandar
  • Fala Pouco: Participa pouco de conversas de bastidores, pois elas tendem a desconcentrá-lo.
  • Não Gosta de Mudanças: Evita mudar de emprego – ou função – a não ser que esteja em situação insuportável.
  • Prefere Rotina: Sente-se à vontade com um roteiro de trabalho estável e previsível
  • Faz Uma Coisa Errada de Cada Vez: Fica estressado quando precisa fazer várias tarefas ao mesmo tempo
  • Previsível: Costuma ser estável e prefere trabalhar em ritmo lento, mas constante
  • Evita Ambientes Agitados: Trabalha melhor em silêncio e se incomoda com pessoas agressivas ou impacientes

Quem Tem Esse Perfil Muito Intenso Costuma Apresentar os Seguintes Pontos Fortes e Fracos:

a) Pontos Fortes: é cumpridor de ordens; é organizado; cuidadoso e estável

b) Pontos Fracos: pode ter pouca iniciativa; pode ser inflexível; pode demonstrar insegurança e pode ser lento.

Lugar Ideal e Como Lidar Com Pessoas Com Esse Perfil:

As pessoas com esse perfil predominante dão mais valor a atividades que envolvam muita concentração e pouco relacionamento e, por isso mesmo, sentem-se mais confortáveis em lidar com tarefas do que com pessoas. Quando estiverem falando, estimule-as fazendo perguntas, mas evite pressioná-las por respostas rápidas.

No dia-a-dia, costumam ser discretas e organizadas, o que não quer dizer que estejam motivadas. Por isso, sempre que possível, dê feedbacks sobre a qualidade do trabalho delas e peça sugestões de melhorias. Como são detalhistas, quase sempre terão observações interessantes.

Não são boas de relacionamentos, têm dificuldade de atender clientes externos e não trabalham bem sob pressão. Portanto, não force a barra e contrate alguém assim para trabalhos que demandem silêncio, concentração e estabilidade. Quando posicionado na função certa, é o perfil que tende a permanecer mais tempo no emprego. Você terá consistência em detrimento de velocidade e relacionamento.

2) Perfil Acelerado

Pessoas com esse perfil predominante são impacientes, agitadas, diretas e determinadas. Trabalham bem sob pressão, tem dificuldades de lidar com pessoas lentas, são dinâmicas e enérgicas.

Características Comuns de Quem Tem Esse Perfil Predominante:

  • Independente: Prefere trabalhos em que tenha liberdade e autonomia.
  • Ansioso: Não tem paciência para esperar resultados em longo prazo
  • Determinado: Normalmente faz o trabalho sem receio de enfrentar problemas ou desafios
  • Ambicioso: Focado em resultados e dificilmente acomodado
  • Fala Pouco: Participa pouco de conversas de bastidores, pois elas tendem a desconcentrá-lo.
  • Prefere Salário Variável: Gosta de ganhar por produtividade (ou comissões)
  • Impaciente: É afitado, fala rápido e tem pressa para quase tudo
  • Trabalha Bem Por Empreitada: Dá mais importância ao resultado do que ao relacionamento e, por isso, aceita trabalhos por períodos curtos.
  • Aguerrido: tem personalidade forte e luta por suas ideias
  • Impulsivo: Muitas vezes age por impulso
  • Franco: Expõe com firmeza seus pontos de vista
  • Quem Tem Esse Perfil Muito Intenso Costuma Apresentar os Seguintes Pontos Fortes e Fracos:

    a) Pontos Fortes: Competitivo; prático; focado em resultados; faz várias tarefas ao mesmo tempo

    b) Pontos Fracos: pode intimidar colegas; pode ser precipitado; pode gerar conflitos e pode ser instável.

    Lugar Ideal e Como Lidar Com Pessoas Com Esse Perfil:

    As pessoas com esse perfil predominante preferem funções que exijam atuação dinâmica e resultados em curto prazo. Têm pouco a ver com trabalhos que demandem concentração, paciência e organização. Elas dão muito valor a autonomia e a liberdade para agir. São diretas, impacientes e ambiciosas. Portanto, seja franco na entrevista de seleção e não aumente as expectativas prometendo crescimento rápido ou remuneração crescente se isso for pouco provável, pois elas ficarão frustradas e pedirão demissão em pouco tempo.

    É o perfil mais difícil de reter e motivar, pois está sempre com “fome” por remuneração, aprendizado ou promoção. Por isso, a melhor opção é oferecer remuneração atrelada ao desempenho, como comissões. No dia-a-dia do trabalho, delegue o que for possível e cobre resultados no final do período combinado. Quando posicionado na função certa, é o perfil que tende a gerar bons resultados com maior rapidez e você terá velocidade e dinamismo em detrimento de consistência e precisão.

    3) Perfil Sociável

    Pessoas com esse perfil predominante são extrovertidas, calorosas, animadas e sociáveis. Trabalham melhor com o público ou em funções que demandem bom relacionamento e trabalho em equipe do que com processos que exigem silêncio e organização.

    Características Comuns de Quem Tem Esse Perfil Predominante:

    • Extrovertido: É socialmente orientado
    • Trabalha Bem em Equipe: Produz melhor em grupo do que sozinho
    • Bem-Humorado: Quase sempre está animado e de bom humor
    • Intuitivo: Usa mais intuição do que lógica para decidir
    • Bem Relacionado: Conhece e se relaciona com muita gente, inclusive fora de seu meio profissional
    • Simpático: Costuma ser carismático e gerar simpatia imediata
    • Flexível: Tende a adaptar seus discursos a diferentes públicos
    • Vaidoso: Gosta de ser o centro das atenções
    • Mediador: Costuma usar seu bom humor para mediar conflitos alheios
    • Bom de Papo: Pode falar por horas sobre diversos assuntos sem se cansar.

Quem Tem Esse Perfil Muito Intenso Costuma Apresentar os Seguintes Pontos Fortes e Fracos:

a) Pontos Fortes: É animado, agregador; energiza o ambiente e é caloroso

b) Pontos Fracos: Pode falar demais; pode ser superficial; pode desconcentrar os colegas e pode ter dificuldade de dizer não

Lugar Ideal e Como Lidar Com Pessoas Com Esse Perfil:

As pessoas com esse perfil predominante se adaptam rapidamente a qualquer ambiente, mesmo que nunca o tenham frequentado antes. No trabalho, tendem a ser calorosas e funcionam bem onde os relacionamentos são mais importantes que a velocidade ou a organização, por exemplo.

Têm dificuldades de produzir em ambientes formais ou silenciosos, que restringem suas habilidades relacionais e, nesses casos, dificilmente ficarão no emprego, mesmo ganhando bem. São ótimas para atender o público, lidar com colegas e criar um clima positivo. Em compensação, têm dificuldades de realizar trabalhos técnicos ou repetitivos.

4) Perfil Misto

Estudos comprovam que cerca de 70% dos indivíduos têm um dos três perfis predominantes (apresentados anteriormente) na estrutura da personalidade e, cerca de 30%, apresentam equilíbrio entre os três (3) perfis. Se você tem o perfil misto, tenderá a demonstrar características positivas e negativas de 2 ou 3 perfis diferentes e, certamente, isso poderá até ser vantajoso porque como não há extremos, fica mais fácil aproveitar os pontos fortes de cada estilo.

Mas, se você tiver subordinados com perfil misto, procure aproveitar seu jogo de cintura e grande capacidade adaptação. Apenas tome cuidado para que eles não se transformem em generalistas e não se especializem em nada. Em pequenas empresas, gente com esse perfil é bastante útil, principalmente no início do negócio, pois conseguem fazer pouco de várias tarefas. Entretanto, com o passar do tempo, podem se acomodar e não se aprofundar em áreas específicas que podem ser mais vantajosas. E, para resumir, vale lembrar o seguinte:

_ O técnico gosta de organizar; o acelerado gosta de ser ágil; o sociável gosta de se relacionar e o misto gosta de tudo um pouco. Sendo assim, procure aproveitar o que a pessoa já tem de melhor (estrutura da personalidade) antes de propor mudanças ou fazer ajustes (acabamento)

http://poloeducacionaldomeier.com.br/

https://www.facebook.com/poloeducacionaldomeier/

https://www.linkedin.com/groups/12285143/

http://poloeducacionaldomeier.com.br/

Comments are closed.