Porque investir na capacitação da sua equipe

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Por Matheus Torrano, consultor de marketing da Provi

É fato que atrair e reter profissionais de alta qualidade não é uma tarefa simples para muitas empresas. Além de cuidar de toda a operação e desafios do dia a dia para manter a empresa rodando, a preocupação em manter uma equipe competitiva é constante entre os gestores.

Uma ótima estratégia para encarar todas essas questões de uma vez só é o investimento na capacitação e desenvolvimento do time. Apesar de já ser uma prática conhecida, Recursos ela ainda não é bem explorada pelo mercado com um todo. O relatório Meet The Modern Learner, da Deloitte, mostrou que os funcionários costumam passar apenas 1% de suas semanas de trabalho se dedicando a treinamento e desenvolvimento.

Não só diversas empresas deixam de oferecer oportunidades de capacitação aos seus colaboradores como muitas vezes elas até oferecem, mas fazem isso de forma ultrapassada e ineficiente. Nesse texto vou abordar alguns pontos sobre a importância de se investir no desenvolvimento da sua equipe de trabalho, bem como algumas dicas de como fazer isso da melhor maneira possível.

Os benefícios da capacitação de colaboradores

Existem organizações acostumadas a capacitar suas equipes com foco mais interno, oferecendo treinamentos sobre os valores empresariais, princípios e outras questões mais específicas. Embora treinamentos assim também tenham seu valor, aqui vamos focar no desenvolvimento de habilidades mais abrangentes, que contribuem para a formação geral do profissional em questão.

Investir nesse tipo de iniciativa pode trazer diversos ganhos, direta e indiretamente. Entre os principais benefícios dessa prática, podemos citar:

  • Retenção de talentos, que sentem que são valorizados pela empresa.
  • Aumento da motivação, por proporcionar um ambiente de desenvolvimento e aprendizagem constante.
  • Desenvolvimento da imagem da empresa no mercado, que passa a ser vista como uma organização que se preocupa em investir em sua equipe.
  • Ganhos de competitividade, por contar com uma equipe em constante crescimento profissional e capacitada para lidar com novos desafios do mercado.
  • Melhora da produtividade, já que a força de trabalho pode tanto desenvolver novas habilidades quanto melhorar as existentes, contribuindo para uma melhor execução do trabalho.

Como começar uma iniciativa de capacitação empresarial

Mas não basta agrupar vários conhecimentos e repassar isso entre seus colaboradores para que a capacitação realmente aconteça. É preciso realizar um planejamento que atenda de fato às necessidades tanto da empresa quanto dos profissionais para que o investimento gere um retorno real aos envolvidos.

  • Planeje as capacitações, de forma que cada conteúdo oferecido seja relevante para um objetivo específico. Isso garante também que o treinamento possa acontecer de maneira organizada e eficaz.
  • Conheça as necessidades reais, tanto da empresa quanto dos profissionais envolvidos. Busque cursos que sejam relacionados às atividades de cada funcionário e que também podem contribuir para a operação da empresa, garantindo que o programa de treinamento seja relevante.
  • Se comprometa com a iniciativa, pois não adianta fazer por fazer. Tenha em mente que esse treinamento também traz benefícios para a empresa, então ajude sua equipe oferecendo flexibilidade no horário de trabalho e incentivos para que todos possam se dedicar aos cursos oferecidos.
  • Acompanhe os resultados, para garantir que o tempo e dinheiro investidos estão sendo aproveitados. Defina como você vai medir o sucesso do seu programa de treinamento: se por ganho de produtividade, melhora do clima organizacional, engajamento da equipe e assim por diante. O importante é saber se o investimento está levando sua empresa para onde você deseja.

Ensino a distância no treinamento e desenvolvimento

Como já falei antes, tão importante quanto oferecer oportunidades de capacitação é garantir que isso seja feito de maneira eficaz. Uma boa tendência de ensino que pode ajudar você a garantir um bom investimento são os cursos online.

Não adianta investir rios de dinheiro naquele treinamento da moda se a sua equipe não vai conseguir aproveitá-lo de verdade. Já falamos aqui no blog da Provi sobre algumas tendências do ensino a distância, mas vale lembrar que existem diversas escolas que oferecem cursos e bootcamps de maneira totalmente online e com altas taxas de aproveitamento entre os estudantes.

Optar por um treinamento a distância, entre outros benefícios, pode otimizar o investimento da sua empresa, já que essa alternativa costuma oferecer maior disponibilidade de recursos educacionais, mais flexibilidade e praticidade no ensino, custos reduzidos para a capacitação e até elevada agilidade no aprendizado e retenção do conteúdo oferecido.

Fonte: Vinícius Cordoni

 

Comments are closed.