Pense globalmente, aja localmente

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Habitat, Vista Aérea, Cidade Pequena

Por Falando de Gestão

 As cidades deverão ficar cada vez mais autossustentáveis

Com a pandemia do Coronavírus uma tendência começa a se destacar, a necessidade de não aglomeração de pessoas e a necessidade de a diminuição de trânsito e deslocamento entre cidades, estados, países e mundo.

Cada vez mais os negócios terão que ser regionais, feitos dentro de perímetros pequenos. Essa nova maneira de fazer negócios levará o mundo a adotar a Glocalização um conceito que diz que se deve conduzir um negócio de maneira local mas com estratégias globais ou seja algo como a estratégia elaborada pelo biólogo Patrick Geddes (1854–1932), que defendia ideias que privilegiavam o planejamento urbano onde as cidades seriam autossuficientes ao mesmo tempo que tem a capacidade de se relacionarem com as cidades vizinhas.

Conforme essa tendência as atividades seriam localizadas em um mesmo espaço geográfico, a população passaria a morar, trabalhar e se divertir com mais frequência dentro de uma determinada região.

Sendo assim a frase “pense globalmente, aja localmente” de Patrick Geddes ganha um sentido ainda maior, mostrando a necessidade de desenvolver infraestruturas de energia, comunicação, transporte e logística em uma determinada região como solução para manter as pessoas dentro de um mesmo espaço geográfico para evitar novas pandemias como a COVID 19.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *