Orçamento Empresarial: O Desafio de cumprir a meta de Ebitda

pedro-novo
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Quando existem metas antagônicas o melhor a fazer é seguir as orientações corporativas.

O final do ano chegou e com ele vem a necessidade de cumprir metas. Meta orçamentária sempre esteve relacionada com a necessidade de controle de custos. Uma das decisões mais difíceis para gestores é quando existem metas orçamentárias e operacionais que se contradizem.

Todos sabemos que a situação do Brasil está difícil e que as vendas não estão correspondendo ao planejado pela maioria das empresas. Em toda empresa seja ela qual for seu porte no final das contas o que interessa aos acionistas e proprietários é a meta de Ebitda ou lucro.

Como a situação do mercado não está estável, onde os custos sofrem impactos de diversas formas como, alta carga tributária, aumento de fretes, de combustíveis e preços em geral e aliado a tudo isso temos a concorrência de mercado que aumenta todos dias, onde os preços se tornam um diferencial importante para as empresas.  Em meio a este complicado quadro surge mais um elemento, as organizações se obrigam a todo custo cumprir o orçamento com o objetivo de manter o lucro planejado.

Os recursos são sempre concorrentes entre si e justamente por isso é que alguns gestores se veem em uma encruzilhada, cumprir as metas operacionais de seu departamento ou uma nova meta estabelecida pela empresa?

Quando isso acontece, e não é raro nos dias de hoje, os gestores de departamento ficam apreensivos e temem serem cobrados pelo pacote global de metas estabelecida para sua área e muitos se submetem a alta carga de stress e trabalho.

Para o gestor que se encontra nesta situação o melhor a fazer é controlar os custos que estão sobre sua responsabilidade para cumprir o orçamento estabelecido pela direção da empresa e preparar um relatório completo sobre o impacto que o controle ou até um corte de custos trará para as operações do seu departamento.

Tomadas estas providências os gestores devem continuar trabalhando para melhorar os processos e buscar soluções criativas pois é nos momentos de crise que surgem as maiores oportunidades.

Vamos refletir sobre isso e sucesso!

Pedro Paulo Galindo Morales é Especialista em Controladoria, Graduado em Gestão e Técnico em Contabilidade. Atua como Coordenador de Conteúdo do Blog Falando de Gestão e é Professor EAD. www.pedropaulomorales.com, pedropaulomorales@yahoo.com.br

Deixe uma resposta