O que são pessoas soft skills

pedro-novo
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
As pessoas soft skills são aquelas pessoas que tem habilidades humanas desenvolvidas

O que são pessoas soft skills? Essa pergunta é que vamos responder hoje. As pessoas soft skills são aquelas pessoas que tem habilidades humanas desenvolvidas e estas características de pessoas é que estão levando vantagem em um processo de seleção ou até mesmo levam vantagem quando o assunto é promoção ou demissão.

Em uma seleção de pessoal as hard skills ou em uma tradução livre habilidades “duras” são aquelas habilidades ligada a conhecimentos técnicos, ou seja, aquelas competências que são adquiridas em universidades, pós-graduação ou treinamentos especializados e tem a ver com os conhecimentos técnicos que as pessoas detém.

Mas quais as características de uma pessoa soft skill? As pessoas que tem essas competências são aquelas que seguem conseguem desenvolver pilares como autoconhecimento, cordialidade, empatia, assertividade e ética para conquistarem bons relacionamentos tanto profissionais como pessoais.

Para que as pessoas desenvolvam características “softs skills” além de possuírem os cinco pilares mencionados no parágrafo anterior precisam saber:

  • Saber trabalhar em equipe;
  • Falar e saber se comportar bem em público;
  • Possuir uma boa comunicação verbal, serem persuasivas e demonstrarem carisma e liderança e capacidade de gestão;
  • Ser criativo e ter capacidade de encarar mudanças;
  • Controlar o stress quando é exposto a pressão do mundo corporativo.

Para que você possa desenvolver essas características você deve conhecer a si mesmo ou seja aprender a controlar suas emoções mesmo naquelas situações difíceis. Outra característica importante é saber fazer a gestão tempo para dar prioridade as tarefas importantes e controlar sua ansiedade. Outra característica importante é saber receber e dar feedback, ser autêntico e comunicativo, essa característica é de extrema importância para melhorar seus relacionamentos e ajudar você a se conhecer melhor.

É certo de que só as habilidades “softs skills” não bastam para conseguir um bom emprego, mas também é certo que para continuar em um emprego é preciso delas. Vamos refletir sobre isso e sucesso!

Pedro Paulo Galindo Morales é Especialista em Controladoria, Graduado em Gestão e Técnico em Contabilidade. Atua como Coordenador de Conteúdo do Blog Falando de Gestão e é Professor EAD. www.pedropaulomorales.com, pedropaulomorales@yahoo.com.br

Referência bibliográfica: Saiba o que são soft skills e como desenvolvê-las disponível em   https://goo.gl/6npbiu

Deixe uma resposta