O que é um software jurídico?

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Gabriela

Por Gabriela Miranda

Os desafios daqueles qe integram o meio jurídico são diversos. As obrigações de exercer uma profissão na advocacia incluem alguns fatores cruciais, algumas vezes indesejados, mas que podem fazer total diferença no trabalho final desenvolvido pelo profissional e pelo escritório em que esse se encontra ingressado. Pensando nisso, e com o objetivo de facilitar e aprimorar algumas das funções desempenhadas no cotidiano das empresas, muito se tem aplicado no desenvolvimento de ferramentas e auxiliares, principalmente de procedência tecnológica.  

O mercado oferece hoje diversas opções, e dentre as mesmas recebe destaque o chamado software jurídico – não indevidamente, afinal, essa ferramenta é capaz de modificar toda a dinâmica de trabalho dentro do escritório, e gerar uma ressignificação de conceitos como integração e otimização.   

Para aqueles que não sabem do que se trata, explicamos que o software jurídico é a ferramenta tecnológica desenvolvida especialmente para advogados e escritórios de advocacia, e já faz parte da rotina de grandes empresas contemporâneas. O software gestão de processos tem como o objetivo de automatizar, facilitar, e simplificar as tarefas executadas no dia a dia, ajudar com a gestão de processos, o controle de prazos, a organização da parte financeira, a integração da equipe, entre outros.  

Trata-se então de um recurso criado para automatizar algumas atividades manuais, burocráticas e repetitiva do cotidiano advogado e do escritório. Reduzir o tempo gasto a com digitalização de processos, por exemplo, se livrar de planilhas no Excel, diminuir o número de papéis e o dinheiro gasto com cópias e impressões, acessar arquivos de onde estiver, entre outras.

E se parece que as vantagens já são muitas, os efeitos gerados são ainda melhores. A base teórica – e comprovada em prática- é que com a redução do tempo gasto com esses afazeres, o profissional jurídico passe a obter uma carga maior de tempo para investir em áreas que realmente importam, como, por exemplo, se dedicar aos seus clientes.   

As vantagens são inúmeras pois, e adquirindo um bom software é adquirido também funcionalidades como:

  • Modelos de documentos pré-editados   
  • Calendário digital com sistema de alerta de datas e prazos   
  • Nuvem de armazenamento   
  • Um sistema de segurança com acesso restrito   
  • Auxiliar de modulo financeiro    

Ou seja, quando surgir a pergunta “o que é um software jurídico” é preciso lembrar-se de que o software é:

Economia de tempo

O recurso dos documentos pré-editados estão inseridos à plataforma digital em uma espécie de modelo padrão de documentos e processos. Dessa forma quando profissional tiver de trabalhar com a digitalização, formatação, e revisão de algum documento ele não precisa começar do zero, conquistando então a otimização do tempo.  

A precisão de prazos e compromissos

Tendo agora em mente o grande número de prazos e compromissos com que um advogado precisa lidar em sua rotina, a tecnologia se voltou para desenvolver um auxiliar que tornasse possível o controle das obrigações do dia a dia.  

Nesse quesito, a agenda eletrônica surge como um recurso simples para manter o total domínio das datas e prazos a serem cumpridos pelo profissional, incluindo até mesmo um sistema de alertas que transmite avisos referentes a eventos previamente destacados.   

Assim, o advogado é alertado quanto aos seus processos, audiências, o dia de pagamento de uma taxa, fornecedor, tributo ou empréstimo, assim anulando possíveis multas e juros com os quais o caixa teria de lidar.  

O fim da papelada e a possibilidade de organização

Falamos agora de ferramenta que permite que as informações sejam lançadas na nuvem de forma que os dados fiquem armazenados na plataforma digital, e possam ser acessados pelos profissionais a qualquer hora e de qualquer lugar.  Os dados passam a ser compartilhados e recebem atualizações em tempo real, e os arquivos são lançados em um único lugar e assim a informação é centralizada – facilitando ainda mais o seu acesso.

A nuvem promove o não uso do papel, o que, além de uma alternativa sustentável, facilita a vida do advogado que não precisará mais se deslocar até o escritório para ter acesso a uma declaração, registro ou certificado. Não serão mais necessárias salas inteiras para arquivar pastas e documentos, além do fim de todo tempo gasto na organização desses.

A garantia da segurança de dados

O profissional jurídico lida com os mais diversos tipos de arquivos confidenciais, e esse não pode correr o risco de que tais arquivos caiam em mão erradas.  Possuir um complexo de segurança se mostra uma importante vantagem competitiva, mas mais que isso uma necessidade primordial para advogados.  

Ao contratar os serviços de um escritório o cliente confia à empresa dados confidenciais que exigem acesso restrito, e precisa de uma garantia de que esses requisitos serão cumpridos.  

Por tanto, para a segurança do profissional e dos clientes é necessário investir em uma ferramenta que oferece um bom complexo de segurança, e que possua algum tipo de controle de acesso – dessa forma apenas pessoas autorizadas podem acessar e visualizar as informações ali presentes-. Com o software jurídico isso se torna uma realidade, pois há também um campo de dados restrito, com um controle de acessos através de perfis ou grupos de usuários.  

Facilidades no controle financeiro  

O módulo financeiro é, possivelmente, o principal diferencial que leva à escolha na hora da aquisição de um software jurídico web. Isso ocorre devido a um fator de conhecimento básico: a administração das finanças de um negócio não é um trabalho simples – e nos escritórios de advocacia, tal responsabilidade pode se tornar ainda mais árdua, devido ao fato de que essa função normalmente é responsabilidade de um advogado.  

A grande questão é que nem todos os cursos de Direito oferecem uma boa base econômica e administrativa para a realização dessa função. Sendo assim, aderir uma ferramenta digital de controle financeiro pode se tornar a melhor opção para aqueles que buscam por melhorias nesse setor.  

Com um software jurídico é possível automatizar e otimizar tarefas como o controle de honorários e despesas, a organizar o fluxo de caixa e emitir faturas.

Além da vantagem da segurança eletrônica dos dados financeiros, pois como já dito, somente pessoas permitidas podem ter acesso a plataforma.  

Comments are closed.