Vai pintar seu imóvel? Saiba como não comprar “gato por lebre”

A plataforma digital Tinta de Qualidade lista as marcas e empresas que seguem as especificações técnicas e as que estão em não conformidade


dino


20/05/2019 –

Antes de pensar em pintar uma parede ou até mesmo um imóvel por completo, é importante saber que existe uma ferramenta que ajuda o consumidor a não comprar “gato por lebre”. A plataforma digital www.tintadequalidade.com.br lista as marcas de tinta que cumprem os requisitos estabelecidos nas normas técnicas e as que estão em não conformidade.

A qualidade de uma tinta é analisada pelo Programa Setorial da Qualidade (PSQ) – Tintas Imobiliárias em função do que está definido nas normas técnicas em relação a fatores como: poder de rendimento, cobertura, secagem e resistência à limpeza. As tintas não conformes (ou seja, as que não atendem às exigências das normas técnicas) exigem mais demãos na hora de pintar, não têm a mesma durabilidade em relação às intempéries e resistência à limpeza que um produto qualificado da mesma categoria, levando o consumidor a obter um resultado pior e a gastar mais com aplicação e repintura.

O PSQ – Tintas Imobiliárias realiza auditorias em amostras de tintas coletadas em unidades fabris e em revendas do varejo em praticamente todo o Brasil. As tintas são avaliadas em laboratório e trimestralmente é emitida uma lista de fabricantes qualificados (empresas participantes do programa que tenham um histórico positivo de análises e mantenham constante a conformidade de todas as marcas de tintas produzidas em todas as suas unidades fabris) e uma relação de empresas e marcas que estão fora da conformidade (são aquelas que fabricam sistematicamente produtos que não atendem às especificações das normas técnicas).

“A plataforma Tinta de Qualidade reúne essas listas e permite a consulta do status de uma marca ou empresa. É uma ferramenta de defesa do consumidor, pois permite consultar se o produto que ele está pensando em levar para sua casa é testado e aprovado ou é um produto fora das especificações”, diz Antonio Carlos de Oliveira, presidente-executivo da ABRAFATI.

Quer saber mais sobre o PSQ – Tintas Imobiliárias? Confira nosso vídeo no link: https://www.youtube.com/watch?v=rGx7nxE2UBA&t=101s

Sobre o Programa Setorial da Qualidade (PSQ) – Tintas Imobiliárias
Coordenado pela ABRAFATI, o Programa Setorial da Qualidade (PSQ) – Tintas Imobiliárias integra o Programa Brasileiro da Qualidade e Produtividade do Habitat (PBQP-H), do governo federal, que visa melhorar a qualidade e modernizar os produtos do setor da construção civil. O PBQP-H foi criado pelo governo a partir da premissa de que a não conformidade técnica de materiais e componentes da construção civil resulta em habitações e obras civis de baixa qualidade, afetando o cidadão, as empresas e o habitat urbano como um todo.

O PSQ – Tintas Imobiliárias atesta a qualidade das tintas no mercado brasileiro por meio de análise de produtos com base nas normas técnicas publicadas pela ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas). O programa tem como objetivo principal garantir que as tintas imobiliárias colocadas no mercado apresentem desempenho satisfatório e estejam em conformidade com as normas vigentes, oferecendo aos consumidores produtos com qualidade reconhecida.

Sobre o processo de análise e qualificação
As auditorias do PSQ – Tintas Imobiliárias são realizadas pela Tesis (Engenharia e Gestão de Programas de Qualidade, Meio Ambiente e Inovação), uma empresa independente credenciada pela Coordenação Geral do PBQP-H e acreditada como entidade gestora técnica de programas setoriais de qualidade.

Todas as amostras são coletadas em unidades fabris e em revendas do varejo e avaliadas no laboratório institucional do Programa, localizado no SENAI Mario Amato (responsável pelos ensaios de desempenho), e na CEIMIC Análises Ambientais.
Com os resultados desses ensaios, são emitidas trimestralmente a lista de fabricantes qualificados e a relação de empresas e marcas que estão fora da conformidade.



Website: http://www.tintadequalidade.com.br/index.php

No comments

  1. wallace silva disse:

    Ótimas dicas, adorei. Parabéns
    Tudo Para o Seu Casamento Árabe, São Paulo – SP

  2. wallace silva disse:

    Incrível, adorei.
    Utilizado em Eventos Festa Árabe, São Paulo – SP