Motivação: Tenha um final feliz na novela das vendas

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Nas empresas de um modo geral, o cenário acaba se repetindo como um roteiro de novela:

1 – Existe uma expectativa alta com um novo produto ou serviço;

2 – As metas acabam não sendo alcançadas;
3 – Surgem cobranças e a famosa “caça às bruxas”;
4 – O colaborador entra em colapso e acaba procrastinando dentro da empresa;

5 – Em casos mais extremos, mas não tão raros, acaba em demissão ou pedindo as contas.

São justamente estas equipes de vendas que entram com  certa frequência em uma zona de conforto gerada, na maioria das vezes, pela falta de persistência.
O diagnóstico da Master Coach, Bianca Caselato é certeiro: os vendedores acabam culpando terceiros pela falta de resultado, como a crise ou mesmo a concorrência acirrada do mercado.

Para a especialista, existe uma medida que permite o autoconhecimento destas equipes: A palestra motivacional.

Neste encontro, as equipes de vendedores são apresentadas à uma nova realidade em que conhecem a realidade mútua. O resultado imediato é a percepção por parte deles que cada indivíduo é responsável direto pelo sucesso.


“Muitas vezes o vendedor é bom, um excelente profissional, mas ele acaba repassando a responsabilidade para o próximo.” alerta Bianca.

Para não demitir um excelente vendedor, as empresas optam pela palestra motivacional justamente para resgatar este incentivo. A falta de motivação pode ter diversas origens: o próprio mercado que está concorrido ou mesmo o colega da mesma equipe que vendeu mais, e isso acontece bastante, pois a grande maioria vive de comissão além do salário fixo.

“Muitas vezes o sustento da casa e da família deste vendedor depende destas comissões, então existe uma pressão muito forte  para estas pessoas. É preciso que a mente destes vendedores estejam muito bem trabalhada para que não surtem e nem busquem ajuda médica.” completa Bianca Caselato.

Se o roteiro da novela começou exatamente como descrito no início deste texto, o “final feliz” depende exclusivamente dos protagonistas e de seus líderes entenderem o  real valor da palestra motivacional para vendedores.

Foto: Pixabay

Sobre Bianca Caselato

Bianca Caselato é Master Coach formada em Administração de Empresas com ênfase em Comércio Exterior pela Faculdade de Estudos Sociais do Paraná- FESP. É especialista em SELF coaching, Executive Coaching e Master Coach pelo Instituto Brasileiro de Coaching, com certificação internacional, pela ECA – European Coaching Association, GCC- Global Coaching Community, BCI- Behavioral Coaching Institute e IAC – International Association of Coaching.

Após uma bem sucedida carreira dentro de instituições bancárias, Bianca Caselato começou a atuar há dois anos em seu escritório Bianca Caselato Coaching com palestras motivacionais, coaching individual e empresarial com acompanhamento e diagnóstico de empresas de todos os portes.

Fonte: KAKOI Comunicação

Deixe uma resposta