Medo e Fracasso…

Tipo de Liderança…
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Por Professor Meneguatti

Sir Francis Bacon disse certa vez: “Nada é mais terrível que o próprio medo”.

Todo mundo sente medo de alguma coisa, conheço pessoas que têm pavor de falar em público. Os medos são tantos e tão variados, quanto às pessoas. O medo produz estragos absurdos, como a perda da autoconfiança.

• A palavra chave para superar o medo e crescer na direção certa de todo o seu potencial é: AÇÃO. Agindo positivamente você consegue quebrar o ciclo do medo: 

Medo > Inatividade > Falta de experiência > Ignorância > Medo maior.

Ao substituir a Inatividade pela ação, esse ciclo é interrompido e a situação fica assim:

Medo > AÇÃO > Experiência > Sabedoria > Redução do medo > Sucesso.

Procure saber qual é o medo que impede você de ir em frente. Veja os benefícios de superá-lo e como evitá-lo. Defina o que você é capaz de controlar e deixe de lado aquilo que você não pode controlar. Estabeleça um prazo para começar a agir. Aja com coragem e fé! Pois a fé é o oposto do medo e a coragem é prosseguir apesar do medo.

O sucesso tem como pré-requisito alguns fracassos. Soichiro   Honda dizia: “Muitas pessoas sonham com o sucesso, mas para mim ele só pode ser alcançado através de fracassos sucessivos e de muita reflexão”.

• O fracasso é uma situação, não uma pessoa. Ter um fracasso num negócio não significa ser um fracasso na vida. São os fracassos que nos apontam onde devemos melhorar, as lições que podemos tirar e quais os ajustes que devemos seguir.

Use o fracasso como uma alavanca para o sucesso e tenha a convicção disso.

Responda a você mesmo: Qual a sua falha mais recente? Quando aconteceu? Isto está martelando sua cabeça? O que você pode fazer para que isto não o deixe abatido?  Quando responder a estas perguntas, você se sentirá melhor e estará num caminho certo.

Lembre-se, porém, que todo o sucesso estará rodeado de fatos contrários. A história, entretanto nos mostra que, os grandes sucessos surgem quando enfrentamos grandes obstáculos. Por isso, não desista. Vá em frente, pois o preço do seu sucesso será a sua persistência.

*Mensagem extraída do Livro Desperte Seu Potencial Emocional – Prof. Menegatti

Deixe uma resposta