Liderança se Aprende

julio-cesar
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Julio Cesar S. Santos

Os Líderes Nascem Prontos? É Possível Aprender Liderança? Qualquer Pessoa Pode Liderar? Como em Libertar o Líder Que Existe Dentro de Cada Um de Nós?

Ao longo dos anos, o assunto “liderança” vem sendo muito debatido entre acadêmicos, estudantes e empresários e, neste novo milênio, continua existindo um mito pernicioso de que a liderança é algo reservado a apenas alguns de nós.

Em nossas experiências em salas de aula ou exercendo o papel de consultor essas perguntas são inevitáveis: – “Os líderes já nascem líderes ou são construídos? Os líderes nascem prontos? É possível desenvolver as habilidades próprias do líder?”

Há algumas décadas estudiosos do assunto consideravam a liderança como sendo a capacidade de uma pessoa persuadir a outra apenas com o poder de suas palavras. Além disso, também se acreditava que os indivíduos já nasciam com as características e as aptidões próprias de um líder.

A maioria das pessoas ainda acredita que liderar é um dom e que só pode ser líder quem já nasceu com esse dom. Mas, ao contrário do que a maioria acha, a liderança é uma habilidade humana completamente subjetiva e nem todos aqueles que ocupam cargos gerenciais a possuem. A verdade é que qualquer pessoa pode liderar, pois liderar é uma virtude e ninguém nasce pronto.

Existe um outro mito sobre a liderança que é um verdadeiro obstáculo ao sucesso profissional e pessoal. Trata-se do mito de que a liderança estaria associada ao cargo ocupado; é o pressuposto de que todos os que chegam ao topo tornam-se automaticamente líderes. Isso faz parte do mito do herói, que impede as pessoas de aproveitar a iniciativa. “Não é o meu trabalho” – dizem muitos, acreditando que surja alguém para salvá-los.

Esqueça! É um mito acreditarmos que poucos entenderão as complexidades da liderança. A liderança não é um lugar, não é um gene e, muito menos, um código secreto que não possa ser decifrado por pessoas comuns. Dessa forma, pode-se dizer que a liderança é um conjunto de capacidades e habilidades que são úteis para pessoas em cargos executivos ou operacionais, no mercado financeiro ou no mercadinho da sua rua.

Também pode-se observar a liderança em qualquer campus, comunidades ou corporações. E toda habilidade pode ser fortalecida, afiada e aperfeiçoada se tivermos a motivação e o desejo apropriados, juntamente com a prática e o feedback, papéis modelares e a assistência.

Nossa tarefa coletiva consiste em libertar o líder que existe dentro de cada um de nós e, em vez de considerarmos a liderança como um conjunto de características pessoais que não podem ser aprendidas, é bem mais produtivo partirmos do pressuposto de que todos nós podemos aprender a liderar.

Se presumirmos que a liderança pode ser aprendida, descobriremos quantos bons líderes realmente existem por aí. Algum dia, em algum lugar, o líder que vive dentro de nós poderá ser chamado a atuar. Sendo assim, acreditando em si mesmo e em sua capacidade de aprender a liderar você pode se preparar para este chamado.

Não queremos levar as pessoas a acreditarem que elas podem atingir metas irreais. Entretanto, também não podemos supor que poucas pessoas são capazes de atingir a excelência na liderança. Sabemos que as pessoas que mais conseguem extrair o que os outros têm de melhor são as que definem metas atingíveis e acreditam ter a capacidade de desenvolver os talentos dos outros.

Portanto, podemos afirmar que os líderes eficazes estão aprendendo constantemente. Eles veem todas as experiências de aprendizado, e não apenas as seções de um curso – ou um workshop formal – buscando maneiras de se aprimorar e melhorar suas organizações.

http://poloeducacionaldomeier.site.com.br/

https://www.facebook.com/poloeducacionaldomeier/?modal=admin_todo_tour

https://www.linkedin.com/groups/12285143/

Faça um curso com o Professor Julio César

Habilidades

Comments are closed.