Liderança, relacionamento e comunicação eficaz são os fundamentos que diferem um bom líder

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Eduardo Mendes, sócio da Master Mind, garante que a tríade Conhecimento, Habilidade e Atitude são competências fundamentais para ser um bom líder

Com vocação ímpar para gerar resultados, Eduardo Mendes, que nasceu na cidade de Itu, interior de São Paulo, tem sua liderança pautada no exemplo. Duas habilidades marcantes na condução de suas equipes, e que ficam muito evidentes em seu estilo de liderar, são a determinação e o foco. Características que desenvolveu ainda jovem, no esporte, e que o conduziram à Seleção Paulista de Vôlei Infanto Juvenil.

Com formação em Economia pela Universidade Estadual Paulista (Unesp) e com especialização em Gestão Estratégica e Liderança na University of Califórnia San Diego (School of International Relations and Pacific Studies), pautou sua carreira executiva em um trabalho sólido e responsável, sempre ocupando posições de liderança.

Aos 27 anos foi nomeado Secretário de Cultura de Ribeirão Preto (SP). Paralelamente, assumiu o cargo de superintendente da Fundação Instituto do Livro (Ribeirão das Letras), órgão responsável pelas bibliotecas da cidade. O programa deixou um legado muito importante para a cena cultural na cidade, que se tornou mais dinâmica e democrática, com destaque para a criação de mais de 80 bibliotecas vinculadas ao Programa Ribeirão da Letras.

Sua competência profissional e sua vocação para a liderança o encaminharam para atuação em organismos internacionais, como Coordenador Executivo do Ano Ibero-Americano da Leitura, VIVALEITURA 2005, programa vinculado à Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (UNESCO), à Organização dos Estados Ibero-Americanos (OEI) e aos ministérios brasileiros da Cultura e Educação.

Em 2008 assumiu o cargo de Diretor-Executivo da Câmara Brasileira do Livro (CBL), função que ocupou até 2011, destacando-se ao reposicionar a CBL como a principal entidade representativa do mercado editorial brasileiro. Nessa ocasião foi o porta-voz da entidade junto à mídia nacional e internacional e o responsável pela realização dos principais eventos literários do país, como a Bienal Internacional do Livro em São Paulo e o Prêmio Jabuti de Literatura. Como principal executivo da entidade teve papel fundamental na reestruturação da 21a Bienal Internacional do Livro de São Paulo. Segundo o Relatório de Gestão da CBL do biênio 2009/2010, essa edição do evento foi considerada pela imprensa, público e mercado editorial brasileiro como a melhor  Bienal do Livro entre todas as edições já realizadas.

Também conduziu a participação do Brasil na Feira do Livro de Frankfurt e no 1o Congresso Internacional do Livro Digital. Dirigiu o Projeto Brazilian Publishers que possibilitou o reposicionamento da imagem do livro brasileiro no mercado internacional. Esse trabalho foi coroado com o fato de o Brasil ser o país homenageado na Feira do Livro de Frankfurt, em 2013, considerado o mais importante encontro do mercado editorial do mundo.

Evidências como essas credenciam Eduardo Mendes para falar sobre liderança e sobre resultados. E foi com esse espírito realizador que decidiu dedicar sua carreira à formação de outros líderes. Sócio e instrutor do grupo Master Mind Brasil há 15 anos, tem ajudado profissionais dos mais diversos segmentos e áreas de atuação a obterem melhores resultados profissionais e pessoais, por meio de palestras, workshops e treinamentos que visam desenvolver habilidades e atitudes diferenciadas em liderança, oratória e vendas.

As leis do êxito

Eduardo Mendes é defensor das chamadas leis do êxito, criadas por Napoleon Hill, um dos autores mais lidos do mundo. Hill pesquisou por 20 anos as 16 mil pessoas mais ricas e poderosas do mundo para descobrir o que elas tinham em comum, e chamou esses comportamentos de Leis do Êxito. “Quando relacionamos a obra de Hill com a tríade do CHA (conhecimento/habilidade/atitude) fica evidente que para colocarmos nosso conhecimento em prática, e a nosso favor, precisamos desenvolver habilidades e atitudes que são essenciais para o sucesso”, enfatiza Mendes.

“O grande diferencial das pessoas triunfadoras é que elas fizeram por merecer o sucesso que alcançaram, pois tomaram as rédeas na condução de suas vidas”, ressalta Mendes. “Napoleon Hill nos deixou um legado muito importante, que é o referencial teórico e a base dos treinamentos Master Mind.  Nesses 15 anos como sócio diretor da Master Mind no Brasil, já contribuí para a formação de milhares de profissionais de importantes empresas, como Honda Motors, Caixa Econômica Federal, Synthes do Brasil, Sapore, Ambev, SBT, REde Record, Votarantim Celulose e Papel, entre outras organizações. E o que sempre presenciamos em sala de aula são pessoas alcançando seus objetivos e obtendo níveis elevados de êxito em sua liderança, porque os princípios, as técnicas e as leis do êxito de Napoleon Hill, quando colocados em prática, funcionam de verdade.

Fonte:Vira comunicação

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *