Gestor de Projetos: a profissão do futuro

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Profissionais certificados se destacam no mercado

O papel do gerente de projetos vem se tornando cada vez mais reconhecido na cultura empresarial, independente da área de atuação. Responsável pelo planejamento, execução e acompanhamento de um projeto, esse profissional usa suas habilidades para otimizar o processo, garantindo que o tempo e os recursos disponíveis estejam sendo usados da melhor forma possível e, assim, alcançando melhores resultados.

A demanda por esse tipo de profissional vem crescendo em todo o mundo. No Brasil, um país em desenvolvimento e com muitos projetos em execução, essa demanda fica ainda mais perceptível. Na mesma medida que as empresas estão valorizando mais os gestores de projetos, também estão buscando profissionais mais experientes, que possuam total domínio das ferramentas de gerenciamento, tanto no que diz respeito a conhecimento técnico como também de gestão de pessoas. Nesse contexto, ganha vantagem competitiva os profissionais com certificação na área.

Uma das certificações mais importantes e reconhecidas em nível mundial é a PMP (Project Management Professional), fornecida pelo  PMI (Project Management Institute), o instituto mais respeitado e utilizado em termos de gestão de projetos. Ao todo, cerca de 850 mil profissionais já receberam essa certificação em todo o mundo. Um número pequeno, se compararmos com a quantidade global de gestores de projetos: 50 milhões. No âmbito nacional, são cerca de 18 mil profissionais certificados.

Ivo Michalick, voluntário do PMI em nível global e coordenador do curso de Gestão de Projetos do Ietec, explica que a busca pela certificação está ganhando cada vez mais destaque entre as empresas e profissionais. “Ser certificado em PMP é um grande diferencial e em algumas áreas, como engenharia e TI, por exemplo, chega a ser até mesmo um pré-requisito”.

Com um processo de certificação rigoroso, conquistar o PMP exige dedicação e muito estudo. Mas o esforço vale a pena. Segundo a pesquisa PMI’s Earning Power: Project Management Salary Survey -10th Edition, um profissional com a certificação ganha em média 23% a mais que um profissional sem a certificação. Para a empresa, pagar por um profissional certificado também é vantajoso, como explica Michalick: “Além de fazer a prova para a certificação, o profissional também precisa renovar o certificado a cada três anos, comprovando competência técnica, comportamental, estratégica e de negócios. Então para a empresa é muito interessante, pois ela tem a garantia de ter em sua equipe um profissional sempre atualizado e alinhado com as últimas novidades ou as melhores práticas de gerenciamento de projetos”.

Como se preparar?

A melhor forma de se preparar para um exame de PMP é por meio de cursos preparatórios, oferecidos por diversas instituições de ensino. Em Belo Horizonte, o curso é ofertado pelo Instituto de Educação Tecnológica (Ietec), o primeiro avaliado e aprovado como um provedor de formação em Gerenciamento de Projetos pelo Project Management Institute e responsável pela capacitação de mais de 25 mil profissionais na área. Para quem pretende investir e alavancar a carreira, o próximo curso preparatório para o PMP no Ietec acontece entre os dias 25 de abril e 28 de junho.

Serviço

Curso: Preparatório para Exame PMP – Project Management Professional

Data: 25/04 a 28/06

Local: Belo Horizonte

Horário: Quartas e quintas-feiras, das 18h30 às 22h30

Mais informações pelo telefone (31) 3116-1000 ou pelo site do Ietec www.ietec.com.br

texto aqui

Deixe uma resposta