Gestão Ambiental Doméstica – Meio Ambiente e Qualidade de Vida

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

 Por Alberto de Castro

Educação Ambiental

Todo o processo de discussão científica, implementação de legislação e proposição de ações, iniciado nos anos 1970, por cientistas, governos e ambientalistas sobre meio ambiente e o futuro do nosso planeta (ver artigos “Gestão Ambiental – Ações da ONU sobre Meio Ambiente” e “Gestão Ambiental – Sistema Brasileiro de Meio Ambiente” publicados anteriormente), tem obtido ressonância na sociedade como um todo e mudanças comportamentais das organizações especialmente das grandes e médias empresas.

Um dos problemas na difusão destas ações tem sido atingir o indivíduo, quer por sua conscientização, seu engajamento no processo e na tomada de decisões pessoais e rotineiras.

Esta é uma questão cultural, que limita as pessoas ao pensamento de que apenas os grandes empreendimentos e processos produtivos de bens e serviços são os geradores de impactos ambientais negativos, esquecendo que a gestão ambiental pode ser feita no seu dia-a-dia e dentro das residências, que representam uma importante fonte de poluição e de degradação do meio ambiente.

A Gestão Ambiental Doméstica é a prática diária de ações efetivas e que podem ser aplicadas imediatamente com algum custo (estético, comportamental, financeiro) com o objetivo de mitigar ou eliminar a geração de impactos ambientais negativos que comprometerão a qualidade de vida das pessoas e a preservação do planeta em que vivemos.

Continue lendo no link abaixo

Gestão Ambiental Doméstica – Meio Ambiente e Qualidade de Vida

Alberto_Foto_Curriculo2

José Alberto de Castro

É engenheiro eletricista (UFC – 1979) pós-graduado, lato sensu, em Gerência de Marketing (UECE – 1999) e Gestão Ambiental (Unifor – 2010). Cursos de extensão em Desenvolvimento Gerencial em Gestão da Inovação, Gestão da Qualidade Total, Computação Aplicada à Engenharia de Distribuição e capacitação em ISO 14001:2004 Environmental Management Systems Lead Auditor Course. Foi professor substituto do Centro de Tecnologia da UFC. Atualmente é sócio da Concema, empresa que atua nas áreas de consultoria, treinamento e auditoria dos sistemas da qualidade (SGQ), ambiental (SGA) e da energia (SGE), engenharia e projetos de inovação e de pesquisa e desenvolvimento.

Comments are closed.