Fidelização – O Padrão Disney de Atendimento

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Por Pio Junior Saraiva

A Disney tornou-se referência mundial em excelência no atendimento aos seus milhares de clientes. Eles são especialistas em fidelização. A taxa de retenção de clientes chega a absurdos 70% em média, ou seja, de cada 10 pessoas que visitam seus parques, 7 voltam.

O Padrão Disney de Atendimento ao Cliente pode (e deve) ser aplicado em qualquer modelo de negócio. É importante você perceber que a excelência no atendimento vai impactar diretamente nos resultados de sua empresa.

Uma das principais receitas de sucesso da Disney é cuidar de seus clientes internos. Seus funcionários são valorizados, reconhecidos e recompensados. Isso torna-os apaixonados pelo o que fazem, proporcionando resultados fantásticos.

E como posso fidelizar meus clientes?

Com algumas ações práticas, simples e diárias:

– Cuide dos detalhes. Conquiste a sua confiança. Isso faz uma enorme diferença.

– Nenhum atendimento pode ser o último. Faça o acompanhamento (follow-up).

– Contato direto. Quantas vezes você usou os meios disponíveis para contatar seu cliente?

– Pós-venda. Não deixe seu cliente esquecer você.

Portanto, não basta apenas conquistar o cliente. É preciso encantá-lo, fidelizá-lo.

O cliente fidelizado vai vender seu produto ou serviço para outras pessoas sem custo algum para a sua empresa.

Pio Júnior Saraiva

piojrsaraiva@gmail.com

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