Falando sobre a Síndrome de Burnout

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

A pressão por cumprimento de metas, resultados, entrega de trabalhos e exagero de horas extras tem feito as pessoas ficarem cada vez mais esgotados física e emocionalmente.

Pedro Paulo MoralesPor Pedro Paulo Morales

Um dos grandes problemas do mundo corporativo moderno parece ser trabalhar até o esgotamento físico e mental.

A revista Exame deste mês traz um assunto muito importante, a Síndrome de Burnout que segundo a revista em tradução livre o termo quer dizer algo como  “queimar até o fim “ ou seja sugere que as pessoas que trabalham demais e enfrentam pressões diárias ficam esgotadas a ponto de não serem mais produtivas ou simplesmente não tem mais condições para o trabalho.

Metas & Resultados

A pressão por cumprimento de metas, resultados, entrega de trabalhos e exagero de horas extras tem feito as pessoas ficarem cada vez mais esgotados física e emocionalmente. Para se ter uma ideia de acordo com pesquisas feita pelas consultorias Isma-BR Betânia Tanure Associados 72% dos trabalhadores brasileiros tem alguma sequela produzida pelo Stress e nada mais de 30% destes sofrem com a Síndrome de Burnout sendo que a metade destes desenvolvem a depressão.

Cuidado para não trabalhar demais!

Esses números são alarmantes pois a tecnologia dentro das empresas tem automatizado muitos processos liberando os trabalhadores para funções que requeiram mais habilidades humanas e capacidade de análise e mesmo assim as pessoas estão adoecendo.

São muitos desafios

Segundo Jeffrey Pfeffer, autor do livro Morrendo por um Salário e Professor de Comportamento Organizacional a Escola de Negócios da Universidade de Stanford a única maneira de combater o avanço da Síndrome de Burnout é redesenhar a forma como se trabalha no mundo. Para ele o ambiente de desemprego, a alta competitividade e convivência diária com desemprego aliado com a paranoia de entrega de resultados, metas, pressão por produtividade e impossibilidade de conciliar vida profissional com a pessoal tem contribuído para que as pessoas adoeçam cada vez mais no ambiente corporativo.

Por isso se puder nesse carnaval descanse, divirta-se e tire um tempo para você!

Comments are closed.