Esconder cargos no currículo? Isso pode fazer sentido.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

1

Vale tudo para conseguir a tão sonhada vaga de emprego? Existem profissionais que possuem muitas qualificações – e acredite, enfrentam dificuldades para conseguir uma colocação no mercado de trabalho justamente por serem hiperqualificados. Tanto que muitos usam a tática de colocar menos elementos no currículo para conseguir uma vaga. Mas, espera um pouco! A história que nos contam não é a que você precisa estudar muito, se qualificar para conseguir vagas no mercado de trabalho?
Para Eliane Catalano, Coordenadora de Recrutamento e Seleção da RH NOSSA, esta situação acontece com bastante frequência e, é bom tomar cuidado:

“Pessoas que estiveram muito tempo em uma empresa galgaram um cargo e estão numa boa posição, tanto salarial, como de posição mesmo, mais elevado, ao voltar para o mercado de trabalho vai se deparar com salário e cargo menores, isso interfere na elaboração do currículo”.

Algumas empresas ficam preocupadas em contratar este profissional que estava com salário e cargo maior justamente pela sua adaptação nesta função. A especialista explica que as consultorias de RH sabem que existem bons profissionais altamente qualificados e que o reposicionamento vai ser um pouco mais difícil.

Seja verdadeiro, doa a quem doer
No currículo, não mentir é fundamental, mas algumas informações podem ser omitidas com bastante cuidado. Por exemplo: Não colocar o último cargo, adicionar a área que estava desenvolvendo, colocando as atividade e mostrar e ser realista quanto ao salário, é preciso negociar.

Estes ajustes ajudam o candidato na recolocação desde que ele deixe claro esta disponibilidade de recomeçar. A empresa pode ganhar um profissional experiente, competente e com muita qualificação técnica comportamental:

“Este profissional pode ter no currículo uma pretensão salarial aberta, por exemplo, talvez não revelar o salário no currículo em primeiro momento, mas na entrevista, sim, tem que ser dito. Precisa ter bom senso.”

E o cargo?
Catalano explica que mentir nunca é opção, usar as informações a seu favor e descrever só atividade que ele realizava é uma saída. Muitas vezes pode colocar assim:

Cargo: posição de liderança, líder, atuava liderando a equipe, etc.

“O candidato está dizendo que liderava, não mente mas também não expõe o cargo e assim ter a oportunidade de ser chamado para entrevista.O profissional precisa colocar a área de atuação que quer trabalhar, seja comercial, logística ou administrativa. O cargo depende muito de empresa para empresa, é muito individual” completa.

Sobre a RH NOSSA
Criada em Curitiba no ano de 1993, a RH NOSSA se dedica em buscar soluções para contratação de pessoas para contratações efetivas, trabalhos temporários e terceirização de pessoal. Os profissionais são especializados em definir as melhores estratégias, de acordo com as necessidades da empresa-cliente. O leque de serviços abrange todo o processo de recrutamento, seleção, orientação e contratação de profissionais para trabalhos permanentes e temporários. Além disso, desenvolve projetos especiais. A RH NOSSA cuida do recrutamento, de todo o processo legal das contratações e também do gerenciamento das equipes.

KAKOI Comunicação

Comments are closed.