Empresas na enfermaria

pedro-novo
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Pedro Paulo Morales

Um termo que usualmente não se usa em gestão, e que conheci quando li uma reportagem no site da Folha de São Paulo, é classificar quando uma empresa analisa a rentabilidade de uma loja ou uma linha de produtos com o objetivo de decidir, sobre a continuação ou descontinuação das operações, costuma-se dizer que estas estão na ‘enfermaria”.

Quantas empresas nesse momento estão na “enfermaria” sendo monitoradas de instantes em instantes, sendo observados pelos seus proprietários e sócios que ficam esperançosos por uma melhora geral.

Algumas empresas talvez estejam nessa situação porque seus proprietários não quiseram dar a elas um remédio amargo que curaria certas “doenças” como altos custos, baixa produtividade ou um fluxo de caixa com problemas.

Estas doenças são fácies de ser diagnosticada através de “exames” periódicos de seus índices ou mantendo o monitoramento constantes que fazem com que empresas não tenham um colapso e venham ser internadas em “enfermarias”.

Sabemos que quando estamos “enfermos” necessitamos de cuidados especiais e medicamentos e se por algum motivo os proprietários insistirem em dar apenas um “analgésico” para essas empresas pode ser que elas não resistam e venham a ser internadas diretas numa UTI por isso comece já a monitorar os principais índices de sua empresa.

Vamos refletir sobre isso e sucesso!

Pedro Paulo Galindo Morales é Graduado em Gestão Especialista em Controladoria e Técnico em Contabilidade. Atua também como Coordenador de conteúdo do Blog Falando de Gestão   www.pedropaulomorales.com, pedropaulomorales@yahoo.com.br

Deixe uma resposta