Empresas apostam na agilidade como diferencial competitivo

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

AgileVivemos em uma era marcada por constantes transformações, causadas pelo avanço tecnológico, pelo surgimento de novos segmentos de mercado e por novos modelos de negócio. Em paralelo, vivenciamos uma grande turbulência política e econômica, que tem como uma das inúmeras consequências o alto índice de desemprego. Para se ter uma ideia, se considerarmos apenas as áreas de engenharia e arquitetura, 49.356 profissionais perderam seus empregos entre 2015 e 2017, segundo dados do Cadastro Geral de Empregos e Desempregados (Caged). Neste número, ainda podemos acrescentar mais 120 mil profissionais que se formaram no período com a esperança de uma colocação no mercado de trabalho.

Nesse contexto, tanto as empresas como os profissionais precisam se adaptar a fim de se tornarem mais competitivos. As empresas para conseguirem sobreviver aos novos modelos de negócios e os profissionais para conseguirem a tão sonhada colocação. Nesta nova era ser ágil é fator decisivo para se destacar no mercado.

O coordenador do curso de Gestão Ágil de Projetos do Ietec, Marco Mendes, explica que o termo “metodologias ágeis” está ganhando cada vez mais força entre as organizações. “As empresas estão trocando a forma de gestão tradicional pela metodologia ágil, que se caracteriza por ciclos curtos de entregas e maior autonomia dos funcionários. Além disso, são premissas importantes do método ágil a preocupação em criar produtos de valor e o alinhamento maior nas áreas de clientes de uma forma geral”. Ainda segundo o especialista, as empresas que mais vêm buscando essas metodologias são as do setor de serviços, que possuem mercados mais turbulentos e com muitas mudanças no dia a dia, como as de Gestão de Pessoas, Marketing e Tecnologia da Informação. “Entre os principais benefícios dessa implantação podemos citar otimização de processos, aumento de produtividade, redução de custos, engajamento e motivação de pessoal”, explica Marco Mendes.

Para que as empresas alcancem sucesso na implantação de metodologias ágeis, é importante que os profissionais também estejam capacitados para exercer a função. Entendendo a crescente demanda do mercado, o Ietec, tradicional instituição de Educação Tecnológica e referência em Gestão de Projetos há 30 anos, inovou e criou a opção de pós-graduação em Gestão Ágil de Projetos, totalmente formulada com o viés da agilidade. No curso são trabalhados diversos métodos, técnicas e práticas extremamente úteis para lidar em um “novo mundo” empresarial, cada vez mais rápido e complexo. “É fundamental que o profissional saiba como promover colaboração e integração de pessoas, e saiba como aplicar as práticas ágeis, que são bem diferentes das tradicionais. Os profissionais que não se capacitarem em busca dessas habilidades vão ficar para trás, pois essa forma de gestão já é dominante no mercado americano e europeu e também chega com força total no mercado brasileiro”, finaliza Marco Mendes.

SOBRE O IETEC

O Ietec investe há 30 anos na oferta dos melhores cursos de qualificação profissional. A instituição é referência em educação tecnológica e provedora de conhecimento em diversas especialidades, o que possibilita a obtenção de resultados concretos para a evolução de carreiras e empresas. Ela oferece opções de pós-graduação – mestrado, aperfeiçoamento e especialização/MBA –, cursos ágeis presenciais e a distância, além de seminários e workshops gratuitos.

texto aqui

Deixe uma resposta