Dicas de inteligência emocional para alavancar sua carreira

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Por Equipe do Blog

Os profissionais com melhor performance têm altos níveis de inteligência emocional

O conceito de inteligência emocional é muito interessante. Esse conceito diz que uma pessoa é capaz de reconhecer seus próprios comportamentos como também os de outras pessoas.

Conforme pesquisas realizadas Dr. Travis Bradberry, co-autor do best-seller Emotional Intelligence 2.0 a inteligência emocional corresponde às 58% de nossa performance no mundo corporativo por isso ela é considerada uma habilidade muito importante.

A inteligência emocional faz com que nós combatamos a procrastinação, falta de estímulo para o trabalho, desentendimentos com clientes e até mesmo com nossos gestores e colegas.

Conforme essa mesma pesquisa 90% os melhores profissionais com as melhores performance tem altos níveis de inteligência emocional. Para a consultoria Talent Smart um dos grandes desafios que enfrentamos quando o assunto é Inteligência emocional é que na educação atual essas características encontradas nesses profissionais não são ensinadas nas escolas tradicionais e tão pouco nas universidades.

As 5 Dicas que fazem a diferença

Em reportagem disponível no portal da revista Exame, o jornalista Daniel Goleman revelou que a inteligência Emocional se divide em cinco áreas chaves e você pode desenvolvê-las para alavancar sua carreira. São elas

  • Autoconhecimento: Para o autor nada mais conveniente para as pessoas conhecerem seus sentimentos, memorias e emoções pois de acordo com o jornalista esses sentimentos é que constroem nossas atitudes.
  • Autogestão: para o autor é preciso aprender a gerenciar todas estas emoções e impulsos negativos geradas por elas, o que muitas vezes não é possível divido a correria no dia a dia das empresas.
  • Motivação: é preciso saber o que realmente te move, o que você quer, o jornalista indica que você encontre suas motivações, anote-as em um papel para que você possa cada vez mais internalizá-las.
  • Empatia: essa categoria refere-se as emoções dos outros. Para o escritor empatia é aptidão e prática de ler as emoções de outras pessoas.
  • Habilidades sociais: essa categoria envolve a aplicação da empatia, bem como saber negociar as necessidades dos outros e equilibrá-las com as suas próprias o que pode ser muito útil para o ambiente de trabalho.

Como vimos a inteligência emocional pode ser uma ótima aliada para seu desenvolvimento profissional, por isso tenha paciência com os outros e principalmente com você!

Com informações do Portal Exame

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