Criando uma vantagem competitiva: Preparando-se para vender mais e melhor

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Por Pio Júnior Saraiva

Muitos profissionais de vendas às vezes se perguntam: “O que devo fazer para cobrir as cotas e consequentemente alcançar as metas propostas pela empresa?” A resposta ou respostas pode custar algumas noites de sono mal dormidas. O profissional precisa parar e pensar onde está a solução. Desvendar o segredo que vai ajudá-lo a vender mais e melhor. A resposta pode estar bem mais próxima do que ele imagina: Dentro dele mesmo! Será que você alguma vez olhou para si mesmo e vislumbrou que aí estivesse o caminho que te levaria as vendas exitosas?

Em um mercado competitivo, onde convivemos com períodos de turbulências e incertezas, bem como de oportunidades, decorrentes de vários fatores que afetam nossa economia, o profissional de vendas não deve ficar vendado ante a esse dinamismo, e hoje vê acrescentado a sua função básica – a de vendas – a de um prestador de serviços.

Na arte da negociação o pedido assinado é apenas um detalhe. O serviço tornou-se tão importante quanto o produto. Os clientes cada dia mais exigentes, pedem sempre um algo a mais. É preciso estar atento e preparado para satisfazê-los, não só com as características e benefícios dos produtos que vendemos. Precisamos trabalhar aquele detalhe que possa ser traduzido como valor agregado. Precisamos encantá-los, estimular seus sentidos.

Fazer uma venda, ou melhor, realizar uma venda, com seriedade, ética e atendimento diferenciado, tornou-se imprescindível para geração de relacionamentos duradouros com os clientes. É preciso saber ouvi-los e interpretar com clareza seus desejos e suas necessidades. Olhar o cliente como um rei, tratá-lo com carinho e respeito, fazê-lo sentir-se admirado. Essas são dicas fundamentais que o tornará um profissional de vendas brilhante.

Nesse descortinar, o Marketing de Relacionamento e o Marketing Pessoal tornaram-se ferramentas decisivas para a criação de uma vantagem competitiva, ajudando o profissional de vendas a vender mais e melhor. No mundo real, cada história com final feliz resulta da união de fatores como conhecimento, competência, credibilidade e principalmente a capacidade de influir e interagir eficazmente com outras pessoas. Devemos lembrar que a nossa imagem é a nossa marca, e esta pode estar escondida dentro de nós mesmos. Então, no seu dia a dia evite o comportamento mecânico e rotineiro, tenha atitudes flexíveis e inovadoras, anseie por assumir riscos, tenha grandes sonhos e nunca desista.

Pio Júnior Saraiva é representante comercial com atuação no mercado há 32 anos. Graduado em Gestão em Marketing Organizacional pela Universidade Vale do Acaraú (UVA). É palestrante motivacional e facilitador de cursos nas áreas de vendas, excelência no atendimento e gestão de pessoas com foco nos resultados.

Contato piojrsaraiva@gmail.com

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