Contabilidade Gerencial como ferramenta de controle de gestão

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Segundo Padoveze (1996) a contabilidade gerencial é usada para informar os administradores internos de uma empresa.

Segundo Padoveze (1996) a contabilidade gerencial é usada para informar os administradores internos de uma empresa.

Todos empresários e gestores financeiros precisam manter um controle eficiente das operações de sua empresa.  Neste contexto surge a Contabilidade Gerencial com a missão de analisar e manter as informações da empresa organizadas com o objetivo de auxiliar empresários e gestores da empresa no de controle, planejamento e correção das falhas de uma empresa.

Clóvis Luís Padoveze, define muito bem a finalidade desse tipo de contabilidade em uma empresa “A Contabilidade Gerencial […], preocupa-se com a informação contábil útil a administração.” (ANTHONY, ROBERT N. apud PADOVEZE ,1996, p. 23)

O que é Contabilidade Gerencial?

Segundo Padoveze (1996) a contabilidade gerencial é usada para informar os administradores internos de uma empresa.  Esse tipo de contabilidade tem a missão de facilitar o planejamento, controle, avaliação de desempenho e tomada de decisão. A contabilidade gerencial fornece aos gestores das empresas uma série de relatórios construídos com a utilização de conceitos de outras disciplinas como economia, finanças, estatísticas, pesquisa operacional e comportamento organizacional. Veja abaixo alguns relatórios que podem ser abordados pela contabilidade gerencial.

  • Orçamentos global da empresa e por responsabilidade: Através da consolidação de orçamentos parciais de cada área a empresa pode identificar em qual área ela é mais rentável ou merece mais atenção ao mesmo tempo que passa a ter uma visão global do negócio.
  • Relatórios de desempenho e de custos: Através de relatórios a empresa pode acompanhar o desempenho de suas atividades, se as ações implementadas ou custos das operações vão conduzir a empresa ao objetivo planejado.
  • Relatórios elaborados em várias bases como moedas estrangeiras, medidas físicas e índices financeiros: Um dos objetivos da Contabilidade Gerencial é produzir informações em utilizando várias bases de medidas com a finalidade de identificar os pontos fortes e fracos do negócio visando propor alternativas de curso futuro.
  • Relatórios de previsões e tendências orçamentárias: Uma das missões da Contabilidade Gerencial é elaborar relatórios de Forecast (previsões) e preparar cenários orçamentários baseados nas estratégias elaboradas pelos gestores da empresa.

Outro aspecto importante da contabilidade gerencial é o seu uso para planejamento orçamentário das empresas. O uso de orçamento pelas empresas ainda não é muito adotado, ter um plano orçamentário, uma cultura orçamentária é muito importante, principalmente nos dias de hoje onde as empresas terão que praticar uma gestão austera com custos e preços de vendas eficientes para enfrentar a concorrência que ficará mais acirrada no mundo pós-pandemia.

O Profissional de Finanças

Segundo uma pesquisa feita pelo site InfoMoney com especialistas em recrutamento e seleção, recursos humanos e da área de educação sobre as dez profissões que que devem estar em alta pós-pandemia o profissional ligado a finanças surgiu como destaque pois ele será muito requisitado pelas empresas devido a necessidade de um profissional que saiba controlar o caixa, fazer gestão de custos e seja capaz de analisar o desempenho da gestão das empresas.

Contribuição para o controle da gestão

Esse profissional é capaz de produzir e analisar as mais variadas informações financeiras como vendas , custos das vendas , tipo de despesas , dimensionamento de capital de giro, forecast para garantir que sejam cumpridas as metas estipuladas no orçamento inicial bem como indicadores não financeiros como  previsão de quantidades produzidas, indicadores meta x realizado e estimativas de quantidades a serem vendidas entre outras informações que se mostrarem necessárias pela gestão.

Sem dúvida nenhuma a Contabilidade Gerencial vai auxiliar gestores e empreendedores a tomar decisões mais assertivas e precisam manter o controle de suas operações.

Ficou interessado em saber mais sobre o assunto? Venha aprender Contabilidade Gerencial com Clóvis Luís Padoveze no curso online EAD Falando de Gestão e seja um profissional diferenciado no mercado de trabalho.

Contabilidade gerencial

Referência bibliográficas:

PADOVEZE, Clóvis Luís. Contabilidade Gerencial: um enfoque ao sistema de informação contábil. 2. ed. São Paulo: Editora Atlas S.a., 1996. 392 p.

SUTTO, Giovanna. As 10 profissões que devem estar em alta pós-pandemia: (e as habilidades para consegui-las). (e as habilidades para consegui-las). 2020. Disponível em: https://www.infomoney.com.br/carreira/as-10-profissoes-que-devem-estar-em-alta-pos-pandemia-e-as-habilidades-para-consegui-las/. Acesso em: 14 jun. 2020.

Comments are closed.