Consultoria Empresarial

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Por Kleber Leite

Investir em capacitação de pessoal e organizar de forma preventiva uma empresa nos seus mais diversos setores nem sempre é a visão da maioria dos empresários. Mas, diante de um mercado cada vez mais competitivo, dinâmico e exigente, essa atitude torna-se essencial, na medida em que facilita a identificação de fatores que podem ser determinantes para o sucesso ou o fracasso de uma organização.

A globalização e a internet proporcionaram grandes mudanças no mundo organizacional, e a competitividade passou a ser uma das maiores preocupações. Visando atender às necessidades de sobrevivência nesse mercado, muitas empresas já estão adotando uma nova postura em relação à implantação da consultoria empresarial.

Muitas mudanças têm ocorrido nos últimos 30 anos em termos globais e também nos processos gerenciais. No início da década de 80, não havia a informática e o mercado externo era muito distante, além de o capital intelectual não ser valorizado. Na segunda década do século XXI, todos os processos tornaram-se automatizados, o capital intelectual passou a mandar nas relações sociais e de trabalho e as empresas tiveram que estruturar-se para garantir a competitividade.

Na maioria das empresas, a maior dificuldade encontrada é o excesso de informações, geralmente mais operacionais do que estratégicas. O executivo toma decisões muito mais baseadas em sua experiência de mercado do que em indicadores técnicos que permitem traçar estratégias comerciais e mercadológicas, aliando a experiência de negócio com as ferramentas de gestão desenvolvidas para a classe empresarial.

O principal motivo para a contratação de uma consultoria empresarial é a diminuição da lucratividade. Em muitos casos, o empresário deixa a situação chegar a um ponto crítico, opera em prejuízo e depois aciona a consultoria para a sua organização.
De maneira geral, a consultoria auxilia a empresa a colocar as funções e os processos nos seus devidos lugares, ajudando a diagnosticar problemas e colaborando em sua solução. Dentre os principais benefícios estão: melhoria da lucratividade, eliminação de custos financeiros, diminuição da necessidade de capital de giro de terceiros, eliminação de retrabalhos, capacitação dos funcionários, conhecimento exato do custo real dos produtos e serviços e aumento gradativo do volume de vendas.

Mais importante do que resolver o problema diagnosticado é tornar o negócio lucrativo, o papel da consultoria empresarial é colaborar para que ele se mantenha ativo e sustentável, por meio de uma gestão planejada, desenvolvida e eficaz.

Kleber Leite, diretor da BRATT CONSULTORIA ORGANIZACIONAL, é contador, formado pela Universidade de Fortaleza, pós-graduado em Consultoria Empresarial e mestre em Administração de Empresas

Fonte: Jornal O Estado/CE


Comments are closed.