CONHEÇA AS DIFERENÇAS ENTRE LUCRO E FLUXO DE CAIXA

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O desempenho de uma empresa depende da situação desses dois fatores: lucro e fluxo de caixa. A partir da situação deles será possível fazer diagnósticos da saúde financeira. Vamos entender um pouco mais sobre eles?

A movimentação financeira de uma empresa é normalmente composta por:

– Entrada de numerários ou crédito

– Saída de numerários ou débito

É no resultado da interação dessa estrutura que lucro e fluxo de caixa se encontram. E um controle sistêmico da movimentação financeira, apontará a real situação econômica de uma empresa. A seguir vamos conhecer seus conceitos.

O que é lucro?

Por conceito, o lucro é entendido como ganho resultado de operação comercial, ou exercendo alguma atividade econômica. Didaticamente dividido em:

Lucro Bruto – resultado da diferença entre o preço da aquisição e o preço de venda;

Lucro Líquido – resultado da diferença entre o preço da aquisição, somando as despesas para fabricação do produto ou realização de um serviço.

Dessa forma já podemos analisar que o lucro dependerá de algumas estratégias para ser maior ou menor. É óbvio que as empresa sempre buscam maximizar seus lucros e por isso utilizam várias formas para conseguir (veremos mais à frente algumas dicas).

O que é fluxo de caixa?

Como modalidade econômica o fluxo de caixa pode ser conceituado de 3 maneiras:

1 – Forma de mensurar a liquidez de uma empresa de acordo com sua receita líquida;

2 – Movimentação de entradas e saídas de numerários no caixa de uma empresa;

3 – Antecipação de entrada e saída de recursos do caixa de uma empresa.

O fluxo de caixa é muito vinculado ao livro-caixa, que pouco é usado, visto o ritmo de muitas empresas já não acompanharem as limitações do velho livro.

Hoje empresas precisam de softwares de fluxo de caixa eficientes para acompanharem de forma ágil todo funcionamento das finanças. Essa rapidez será o diferencial para obter lucros satisfatórios.

É no fluxo de caixa que setores e serviços do financeiro de uma organização empresarial se encontram, tais como:

– Contas a pagar

– Contas a receber

– Serviços de conciliação bancária

– Acompanhamento de contas bancárias

– Emissão de boletos bancários

Essa gama de serviços não é mais abraçada apenas pelo livro-caixa. Programa para controle de venda e estoque dão a condição necessária para unir essas informações, e ajudar a empresa na redução de custos e evitar esquece a cobrança de um pagamento, por exemplo.

Lucro e Fluxo de caixa na prática

Para ilustrar como os dois funcionam na prática, vamos simular a seguinte situação:

A empresa começou sua operação, e no primeiro mês faturou R$ 5 mil. Suas despesas foram de R$ 2,5 mil. A diferença de R$ 2,5 mil não é o lucro, mas sim o saldo do caixa para o mês seguinte.

Nesse caso não se sabe qual será o faturamento do próximo mês, por isso se preserva o saldo. É comum se considerar lucro após 3 meses de atividade econômica de uma empresa, ou da quantidade de meses estipuladas no plano de negócios da empresa.

Como potencializar os lucros?

Como vimos, o lucro não é apenas o resultado final do fluxo de caixa. Ele é parte do planejamento estratégico de qualquer empresa. É o número que indicará se as táticas utilizadas para aumentar cliente, ou de otimizar os processos interno estão funcionando.

Esse segundo ponto tem sido um dos mais trabalhados como forma de alcançar melhores lucros. As empresas investem cada vez mais em gestão, a fim de reduzir o custo de operação, e por consequência, aumentar o lucro financeiro.

Utilizar uma ferramenta como ERP é uma das formas que as empresas encontram para agilizar seus processos internos.

Porém, não é apenas esse tipo de tecnologia que potencializa o lucro dos diferentes negócios. Atualmente é muito comum fazer uso de soluções do marketing digital. Que não se limita em oferecer dados para propaganda. Esse formato de marketing vai mais além de questões publicitárias.

O Inbound marketing é a ferramenta para buscar clientes pelo canal que mais cresce: internet. Um universo pouco conhecido por algumas empresas, mas que tem inúmeras possibilidades para ganhar cliente e aumentar o lucro.

Essas ferramentas tanto de gestão quanto de marketing são facilmente acessíveis a empresas de todos os portes, que busquem controlar seu fluxo de caixa ou melhorar seus lucros.

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