Como se tornar um Líder Estratégico

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Foi identificada, uma trilha com três estágios, que deve ser percorrida por aquelas pessoas que desejam se tornar um líder estratégico

Pedro Paulo Morales

brunch (1)

Ser líder de uma equipe ou um processo sempre assusta e causa duvidas para aquelas pessoas que vão iniciar a jornada de liderança dentro da empresa. Geralmente um dos maiores desafios para esse grupo de pessoas é se despegar das atividades operacionais que elas vinham executando. O desafio se torna mais difícil quando a pessoa que assumiu a liderança é um especialista na sua função.

Algumas pessoas que são promovidas a cargos de liderança não entendem que ao assumir novas funções terão que se desapegar de tarefas que estavam acostumadas a fazer quando eram responsáveis por relatórios ou tarefas operacionais e que agora, por serem líderes devem aprender a se desapegar dessas tarefas.

A revista Você S/A deste mês traz um passo a passo para ajudar pessoas que precisam sair da gestão operacional e precisam exercer cargos de liderança. Um grupo de pesquisadores brasileiros estudou durante quatro anos cerca de 300 executivos e perceberam que existe três estágios até alguém se tornar um gestor estratégico. Os pesquisadores identificaram que as deficiências percebidas nos novos lideres não estão no conhecimento técnico e sim no comportamento. Segundo Joel Dutra, professor da USP- Universidade de São Paulo e um dos pesquisadores essas deficiências ocorrem porque os modelos econômicos do país sempre foram voltados para o mercado interno e não são muito competitivos.

 A partir de 2010 com a consolidação do mundo globalizado e aparecimento de Startups como Facebook, Google e Uber entre outras as competências comportamentais começaram a se destacar pois para os lideres devem aprender a conciliar o pensamento em uma estratégia de longo prazo com a necessidade  de entregar resultados imediatos , num ambiente complexo e instável e com o fator complicador de que há cada menos recursos.

Segundo a pesquisa foi identificada uma trilha pelo qual passa as pessoas que passam a exercer um cargo de liderança.● A primeira fase, quando o líder é novato na missão, é buscar se consolidar na posição quando o novo líder entende que deve deixar de executar as atividades operacionais para focar no resultado, desenvolvimento da equipe e delegação.● A segunda fase dessa trilha é chamada de Construção da Arena Política onde o novo líder vai buscar fazer aliados políticos entre pares e superiores para poder colocar seus projetos em pratica e conseguir colaboração para  que suas metas sejam atingidas., nesta fase as competências importantes são a ampliação sistêmica de sua atuação e a capacidade de fechar parcerias. ● A terceira fase, Aumento da Complexidade por qual um líder deve passar para chegar a uma liderança estratégia e inspiradora é quando o líder amplia sua ação, é a fase em que ele assume projetos ou processos que o levam a interagir com os gestores seniores da empresa ou até mesmo o conselho de administração. Nesta fase as competências necessárias são a ampliação da visão estratégica e o desenvolvimento de sucessores para ocupar o espaço deixado por ele quando o líder tiver que assumir novas atribuições e responsabilidades ou até mesmo deixar a empresa ou se tornar um empreendedor.

Embora esses sejam os três passos que devem ser percorridos por aqueles que querem se tornar lideres estratégicos outros passos devem ser seguidos como aprender a ser líder de si mesmo, querer estar em contato com novas situações e principalmente estar aberto ao desenvolver as competências denominadas Soft-Skills.

Vamos refletir sobre isso e sucesso!

Pedro Paulo Galindo Morales é Graduado em Gestão, Especialista em Controladoria e Técnico em Contabilidade. Atua também como Coordenador de conteúdo do Site Falando de Gestão www.pedropaulomorales.com, pedropaulomorales@yahoo.com.br

texto aqui

Deixe uma resposta