Como montar uma loja virtual: Confira quais são os primeiros passos

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Por Blog Cursos24Horas 

Como montar uma loja virtual: Confira quais são os primeiros passos

Entenda as vantagens de ter um e-commerce e descubra o passo a passo de como montar uma loja virtual

Se fosse possível identificar uma das oportunidades de mercado que mais se destacaram por conta da pandemia causada pelo coronavírus, com certeza seria a venda de produtos online. Muitas marcas precisaram se adaptar ao novo normal. Se já não tinham uma presença online, tiveram que começar a entender como montar uma loja virtual.

Essa procura fica ainda mais clara ao observar os dados mais recentes divulgados pela ABComm (Associação Brasileira de Comércio Eletrônico). Antes da pandemia, o Brasil tinha em média 10 mil novos e-commerces por mês. Já entre o começo de março e o final de abril de 2020, o segmento registrou 100 mil novas lojas virtuais.

Benefícios de um e-commerce

O acesso de um maior número de pessoas ao comércio online democratizou muito a relação do brasileiro com as compras nos últimos anos.

Uma loja online permite que um pequeno comércio saia do seu raio de alcance da região física e encontre novos compradores em todo o território nacional. Isso quer dizer vender muito mais, além da possibilidade de fidelizar um número maior de clientes. Além de ser uma possibilidade para ganhar dinheiro em casa.

Primeiros passos: pesquise como montar uma loja virtual

Montar uma loja virtual não é tão difícil quanto parece. Exige muita dedicação e cuidados, mas é importante saber que a concretização dessa ideia pode ser estruturada em menos tempo que a construção de um ponto fixo de comércio. Confira:

Escolha um domínio e plataforma para e-commerce

Uma loja virtual precisa de um domínio e o dono pode comprar esse endereço. O domínio nada mais é do que o url de acesso à loja virtual, o que as pessoas vão digitar no campo de busca do navegador na web para chegar até o e-commerce.

Seu próximo passo para montar um e-commerce é selecionar a plataforma ideal. Com a alta demanda, muitos desenvolvedores criaram esses softwares de vendas já preparadas para a configuração e cadastro de produtos para criar um bom site.

Nesses casos, é só escolher o plano de mensalidade que melhor se encaixa no orçamento e colocar a loja para funcionar. A parte boa dessa opção é que a própria plataforma já pode vir com muitas funcionalidades que teriam que ser contratados depois, por exemplo, os métodos de pagamento.

Uma dica para decidir a plataforma ideal é ficar de olho se ela é responsiva para dispositivos mobile. Isso é importante porque muitos usuários preferem comprar por esse tipo de device. A ABCcomm tem uma estimativa de que 37% das transações de 2020 serão feitas por celulares e tablets.

Por isso, escolha uma plataforma responsiva, ou seja, que garanta que o cliente vai ter a mesma experiência que teria acessando o site de um computador.

Configure opções de pagamento

Caso a plataforma em que o e-commerce  ficará hospedado não atenda às necessidades da loja em relação a pagamento, é possível configurar isso à parte.

Esse é um aspecto importante já que um cliente pode deixar de comprar na loja caso não encontre a melhor opção de pagamento para ele. Existem sites que não permitem pagamento em débito, por exemplo, ou aceitam uma quantidade reduzida de bandeiras de cartões de crédito.

As opções podem ser contratadas como apoio de um processador de pagamento, como o PayPal e o Pagseguro. São ferramentas responsáveis por receber os dados de pagamento do cliente, contatar as empresas de cartão de crédito e bancos, processar o pagamento e confirmar que o pedido pode ser liberado.

Cadastro de produtos

Ter boas opções para cadastrar produtos é um outro ponto para ficar atento na hora de escolher a plataforma certa.

Essa funcionalidade pode agilizar muito o processo de como montar uma loja virtual, já que permite flexibilidade na hora de expor novidades no estoque, promoções e até campanhas.

Os usuários de lojas online costumam pesquisar mais antes de comprar, então um espaço para descrições e até comentários de avaliações de quem comprou são bem vistos pelo público. Esse item pode até ser determinante para o fechamento de uma compra.

Invista em boas fotos para os produtos

O visual deve ser um dos pontos fortes de um e-commerce. O cliente não pode pegar o produto, mas se ele puder ter o máximo de detalhes visuais dele pode ter seu desejo de compra ativado de forma eficiente.

Ofereça vários ângulos e use também o item em composições. Em uma loja de roupas, por exemplo, é essencial ver a peça em um modelo. Faz toda a diferença e eleva a experiência do usuário.

Gestão de Estoque

Gerir bem o estoque de uma loja é crucial para o bom relacionamento com o público. Imagine a decepção de comprar um item e receber a notícia dias depois de que ele está em falta. Muito da reputação de uma loja está relacionada com o que o cliente tem a dizer sobre ela, então evite ao máximo esse tipo de problema.

Existem empresas que trabalham com baixo estoque e sob demanda, no entanto tudo isso deve ser amplamente divulgado ao cliente. Isso explica uma entrega mais demorada, por exemplo.

Logística

Outro aspecto que tem relação com o estoque é a logística. Como o seu cliente vai receber o que comprou da sua loja? Quanto vai custar entregar esse produto? Sua área de entrega abrange todo o país?

Definir tudo isso é necessário, vai evitar dores de cabeça futuras. Oferecer serviços variados de entrega também ajuda muito, mas fique de olho na reputação das transportadoras que vai trabalhar.

Cheque a regularmente o que os clientes acharam da entrega e mantenha sempre uma pesquisa de satisfação com ele para acompanhar essa etapa da jornada.

Emissão de nota fiscal

Qualquer transação comercial precisa ter a emissão de nota fiscal eletrônica, a NFe. Essas notas podem ser feitas no site da Receita Federal, mas à medida que a loja for crescendo, vai exigir a contratação de um sistema de emissão de NFe. Para emitir essas notas fiscais a sua loja precisa ter um CNPJ, que é o Cadastro Nacional de Pessoa Jurídica.

Tenha um bom planejamento administrativo

Com um e-commerce funcionando, o objetivo é liderar a operação com o mínimo possível de transtornos. Para isso, é importante  entender bem sobre o negócio. Cada loja tem suas particularidades, mas no geral entender bem de boas práticas de administração e marketing digital ajuda bastante.

E nem precisa gastar muito ou ter que esperar a pandemia passar para isso, encontre cursos online sobre os temas relacionados ao negócio. A flexibilidade e os custos são duas grandes vantagens desse tipo de capacitação.

E aí, curtiu entender melhor como montar uma loja virtual? Acesse o site do cursos 24h e encontre o curso online perfeito para você.

2 comments

  1. Bom saber sobre esse tema. obrigada.