Como manter o financeiro da sua empresa em dia

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Como manter o financeiro da sua empresa em dia pode ser um desafio para muitos empresários, assim como hoje em dia é para muitas famílias. Crises, desestabilidade econômica e inflação são palavras frequentes no país, porém, tudo isso não é motivo de preocupação, desde que você saiba o que fazer.

Para ensinar a como manter o financeiro da sua empresa em dia mesmo no cenário atual, confira os tópicos que serão abordados nesse artigo:

  • Faça um planejamento financeiro
  • Avalie constantemente os custos que podem ser reduzidos
  • Tenha controle sobre o fluxo de caixa
  • Tenha capital de giro
  • Invista em um sistema de gestão empresarial

Faça um planejamento financeiro

Tudo começa com um bom planejamento financeiro, o qual deve ser feito desde o primeiro dia da sua empresa, mas se ele ainda não foi executado, nunca é tarde demais. Coloque no papel todos os seus custos fixos e variáveis, sendo que os primeiros são aqueles que são praticamente os mesmos todos os meses, como aluguel, salários, etc.

Já os variáveis são os gastos com valores que oscilam bastante, como o que se gasta com matéria-prima, comissões, insumos, sendo que tanto um quanto o outro podem variar de acordo com o seu ramo de atividade. Ao visualizar esses valores fica mais fácil de saber os custos da sua empresa, bem como os lucros e no que se pode investir nos próximos meses.

Avalie constantemente os custos que podem ser reduzidos

Reduzir custos não é uma medida necessária apenas em época de “vacas magra”, devendo ser uma constante na sua empresa. Isso porque sempre surgem alternativas mais econômicas, seja para a iluminação do seu estabelecimento, para substituir os copinhos descartáveis do café ou mesmo para o gerenciamento do seu negócio.

Além de muitas dessas medidas serem ecologicamente corretas, também colaboram com a economia da sua empresa, sendo que esse dinheiro economizado pode ser guardado para imprevistos ou mesmo para investir na sua empresa. Promova campanhas de incentivo entre os seus colaboradores para que eles deem ideias de como reduzir os custos.

Tenha controle sobre o fluxo de caixa

Saber exatamente o quanto sai e o quanto entra de dinheiro do caixa da sua empresa todos os meses ou mesmo em períodos mais curtos é de fundamental importância para a saúde do financeiro do seu negócio e é isso que o fluxo de caixa faz. Além disso, é preciso saber antecipadamente as contas a pagar e a receber, para que não haja surpresas desagradáveis.

Isso exige profissionais capacitados, mas também o uso de ferramentas adequadas. Isso porque, hoje em dia, com o grande fluxo de informações que existe em um empreendimento é quase possível contar apenas com as habilidades manuais.

Tenha capital de giro

O capital de giro é aquele dinheiro que entra na sua empresa todos os meses e que serve posteriormente para pagar os custos fixos e variáveis. Também são os valores que estão parados, seja na conta bancária ou no estoque, ou esperando para serem recebidos, por meio das vendas a prazo.

Ou seja, é o dinheiro que está girando, sendo que quanto mais você tiver, maiores são as chances de honrar com todos os compromissos financeiros mensais do seu negócio, bem como garantir que não haja prejuízos. Por isso esse dinheiro é tão importante, sendo essencial ter pleno controle financeiro.

Invista em um sistema de gestão empresarial

Para fazer todas as atividades que permitem manter o sistema de gestão financeira da sua empresa em dia, não basta uma equipe de funcionários capacitados, por mais que eles sejam fundamentais. Como já foi dito, mesmo pequenas empresas têm muitas atividades a desempenhar no longo do dia, sendo essencial que os profissionais contêm com ferramentas adequadas.

O GestãoClick é um sistema de gerenciamento empresarial que permite a todos os setores da empresa desempenharem as suas atividades com eficiência. Isso é possível porque o software interliga os setores, possibilitando que dados sejam acessados rapidamente e procedimentos executados com facilidade.

Isso permite que mais vendas sejam realizadas, que o fisco se mantenha em dia e que o empresário possa ter controle total das operações do seu negócio. Além disso, o sistema é online e todos os dados da empresa ficam armazenados na nuvem, com segurança, permitindo que apenas pessoas autorizadas possam acessá-los, de qualquer lugar e a qualquer momento.

 

Deixe uma resposta