Como coordenar sua equipe de geração de conteúdo

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Só porque sua equipe está criando conteúdo engajante e de qualidade não significa que irá gerar sucesso garantido. A primeira pergunta que você deve fazer é: o que queremos alcançar com nosso conteúdo? E como podemos fazer isso eficazmente? Muitas equipes definiram objetivos claros e estratégias sólidas, mas está faltando um elemento fundamental. A criação e gerenciamento da equipe certa. Ao construir a equipe certa você vai precisar das pessoas certas com as responsabilidades certas. Portanto, a coordenação nunca foi tão importante para o sucesso de marcas grandes e pequenas. Aqui estão 5 dicas incríveis para você começar a coordenar sua equipe de geração de conteúdo da maneira mais eficaz.

  1. Defina funções e responsabilidades concretas

Não importa a dimensão de sua empresa. Você vai sempre precisar de definir áreas de responsabilidade diferentes e específicas. Em algumas empresas, uma pessoa pode ser responsável por uma função distinta (Gerente de Mídias Sociais), enquanto em outras empresas uma pessoa pode preencher mais de duas funções (Análise de Mídias Sociais e SEO). Você só precisa de garantir que seus funcionários sabem quais são suas funções para evitar confusões e problemas de comunicação. Esse é um problema muito comum em muitas equipes. Criar uma equipe em torno do conjunto de funções de sua empresa vai garantir que seu fluxo de trabalho é executado sem problemas – do início ao fim de cada projeto. Cada pessoa saberá qual é a sua função, suas tarefas e se apropriará de seu trabalho. Também vai incentivar sua equipe a tomar sua própria iniciativa e trabalhar de forma proativa.

  1. Entenda o seu cliente

Ter uma compreensão de seu público é a chave para atingir os objetivos principais do negócio. Criar conteúdo para seus clientes é emocionante, criativo e desafiador. Durante esse processo, você pode ficar um pouco empolgado com o que está criando e, na verdade, esquecer quem é seu público-alvo. Trabalhar com a equipe de vendas é, portanto, a coisa mais importante que você pode fazer. Deixe-os lhe dar informações sobre quem são os verdadeiros clientes. Faça perguntas sobre demografia, comportamento de compra e necessidades. Isso lhe dará um alerta e uma nova imagem dos pessoas para quem você está criando conteúdo. É crucial manter-se atualizado com esse tipo de informações para melhorar a experiência de compra de seu público-alvo, atrair novos clientes e, claro, aumentar as vendas.

  1. Comunicar, comunicar e comunicar

Comunicar as metas claras da empresa, expectativas dos funcionários e estratégias sólidas é o que fará com que sua empresa obtenha resultados imediatos. Isso também permitirá que sua equipe seja mais produtiva e opere de maneira eficaz.  Uma maneira de melhorar a comunicação entre a equipe é ouvir seus funcionários. Ouça o que eles têm a dizer – isso fortalecerá o relacionamento com sua equipe e os envolverá no máximo. Tente realizar reuniões semanais curtas, onde sua equipe possa dar e receber feedback de seu trabalho. Avaliar o progresso de seus projetos é crucial para garantir que sua equipe esteja alinhada com os valores e objetivos de sua empresa.

  1. Faça com que seus funcionários criativos entendam os aspectos fundamentais do SEO

É comum que seus funcionários criativos permaneçam em sua zona de conforto e não explorem o lado analítico do marketing. Entender os aspetos básicos do SEO é um exemplo disso mesmo. Assim, é importante que treine e eduque suas funções criativas de geração de conteúdo e branding, seu modo de funcionamento e como obter melhores resultados. Se você continuar criando e promovendo conteúdo, mas não tiver uma estratégia de SEO sólida, é provável que ela nem seja exibida para ninguém. Portanto, você precisa de combinar criatividade com uma mentalidade crítica e analítica. Só assim suas operações se tornarão bem sucedidas.

  1. Use uma plataforma de colaboração empresarial

Usar uma ferramenta de colaboração em seu local de trabalho é uma maneira extremamente eficaz de gerenciar o trabalho de sua equipe e acompanhar todo o progresso de cada projeto. Delegue trabalho eficazmente, debata ideias e colabore em tempo real. Dessa forma, você sempre saberá em que sua equipe está trabalhando e o que precisa de ser feito a seguir. Um exemplo de uma plataforma de colaboração usada por muitas equipes de marketing é a Hibox. Essa plataforma inclui um gerenciador de tarefas, chat para empresas e videoconferência, tudo em um só lugar. É perfeita para organizar sua equipe de criação de conteúdo com fluxos de projetos específicos, planejando lançamentos e medindo resultados com a visualização de calendário.

Esperamos que essas dicas o tenham inspirado a começar a coordenar sua equipe de um modo mais eficaz. É importante sempre acompanhar o progresso de seu trabalho e organizar sua equipe de um modo produtivo. Se o fizer, você vai notar uma mudança positiva no modo como você gerencia sua equipe de criação de conteúdo. Crie, gerencie e preserve sua equipe – essa é a chave para o sucesso de qualquer negócio.

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