Como a tecnologia pode ajudar na produtividade?

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

1

Ganho de desempenho e redução de custo é a fórmula do sucesso para qualquer negócio, o desafio é como alcançar esse nível tão alto de produtividade com tantas variáveis que podem impactar e atrapalhar o desempenho individual e coletivo.

Por mais que estejamos focados em determinada tarefa, a capacidade do ser humano de se concentrar e desempenhar bem seu papel, é limitada. E um número grande de atividades durante o dia pode dispersar a maior capacidade de executar uma função importante em outras funções com impactos bem menores na escala de potencial.

Além disso, faltas e problemas pessoais, são naturais, e podem atrapalhar o desempenho de qualquer um.

Então, qual é o caminho para maior produtividade?

Com certeza, focar naquilo que merece maior atenção e gera maior impacto nos resultados. Porém, nem sempre só o esforço e o autocontrole são suficientes para aumentar a produtividade. O auxílio da tecnologia é o caminho.

Desafios de produtividade no dia-a-dia!

Todo negócio demanda uma série de atividades operacionais, que são extremamente necessárias, mas exigem muito tempo.

Os responsáveis por exercer essas atividades tem sua produtividade diretamente afetada, isso porque o tempo e o esforço que são destinados para essas atividades que pouco impactam, retiram atenção de atividades mais estratégicas e importantes. Ou seja, quanto menos tempo e recurso destinado a atividades operacionais, maior a produtividade para destinar ao que gera maior impacto e retorno.

Mas essas atividades ainda precisam ser feitas, como podemos otimizar o tempo de execução delas?

Com tecnologia!

Tecnologia otimizando tarefas operacionais

Desde o envio de um e-mail até a leitura de um documento, soluções tecnológicas foram criadas pensando em ajudar e automatizar tarefas simples, mas que demandam muito tempo. Essas tecnologias minimizam erros, facilitam organização e o mais importante: Reduzem o tempo com a realização “manual” desses processos.

Porque investir em tecnologia

Tecnologia não é custo, é investimento. Isso porque com o avanço da tecnologia e automatização de processos, a tendência é de maior ganho em faturamento.

Como assim?

Investir em um software que possa auxiliar na realização de tarefas substituindo meios atrasados e manuais, reduz tempo, possibilidade de erro e aumento de produtividade, fazendo com que a esteira de processos “gire” mais rápido, entregando em menos tempo e com melhor qualidade.

Com isso, na entrega final do produto ou serviço, você terá menos reclamações, atrasos, críticas e até cancelamentos ou devoluções.

É fundamental para o crescimento e desenvolvimento de uma relação duradora com seus clientes, que o produto ou serviço seja oferecido cada vez mais rápido e sem erros. A inteligência tecnológica e automatização direcionam justamente por esse caminho, diminuindo GAPs no processo, reduzindo erros, otimizando tempo e aumentando produtividade, o investimento em tecnologia ajuda em todos os ambientes da companhia e consequentemente, auxilia no aumento de faturamento.

Tecnologia com pouco investimento e muita aplicação

Mesmo com baixo recurso de investimento, ou até mesmo nenhum, a tecnologia pode ajudar no aumento de produtividade. Algumas aplicações do Google são bons exemplos disso.

Gratuito para cadastrados, o Google disponibiliza diversas aplicações, como o Google Drive, Planilhas, Documentos que permitem um controle mais intuitivo e compartilhado de dados, processos, fluxos que podem facilitar a comunicação e o desenvolvimento de processos e tarefas que foquem nas atividades que tragam maior retorno.

Fator humano

Mesmo com todos os avanços tecnológicos, o ser humano continua sendo o principal fator para o aumento de produtividade. Por mais que existam tecnologias para auxiliar o ganho de desempenho, se o responsável pelo processo não estiver engajado, bem treinado e disposto a otimizar os ganhos, de nada adiantará.

Caso a intenção seja aumentar a sua produtividade, evite distrações, aprofunde em possíveis tecnologias que podem tornar seu dia-a-dia mais produtivo, destine os melhores momentos do dia para as prioridades e não tenha medo da mudança, ela precede todos os avanços e ganhos.

Se o objetivo é melhorar o desempenho do seu time ou empresa, faça questão de evangelizar a necessidade e ganhos que a mudança trará, forneça todos os recursos e tecnologias possíveis para que a equipe alcance os objetivos, ouça todos os operadores para possíveis melhorias, acompanhe e mensure os resultados de ganho. Unir o fator humano ao tecnológico pode significar o sucesso de uma estratégia ou do seu plano de negócio.

Comments are closed.