Como a metodologia DevOps auxilia na inovação

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

 *Por Leonardo Dominguez Dias –

É essencial no mundo corporativo entender a metodologia DevOps para o atual cenário que exige atender rapidamente às mudanças. A Tecnologia da Informação é um eixo estratégico de qualquer negócio e o sucesso está diretamente atrelado a entrega de confiabilidade, produtividade e agilidade, portanto é preciso entender como o DevOps pode transformar a TI de uma empresa.

Por dentro do DevOps

O DevOps é uma metodologia de desenvolvimento ágil, a partir de ferramentas práticas e, principalmente, de comunicação que facilita a integração entre desenvolvedores de softwares e profissionais gestores de infraestrutura de TI.

Com o DevOps é possível facilitar os processos e aumentar a qualidade, reduzindo o tempo nas entregas. E qual a vantagem para os clientes? Competividade, afinal quando entendemos melhor o cliente aumentamos a nossa capacidade de acerto.

A aplicação de DevOps depende de uma mudança de cultura e de disrupção para as áreas trabalharem juntas. As equipes, que tradicionalmente são separadas e observadas de forma independente, com falhas de comunicação, burocráticas e as vezes com problemas de responsabilidade, em uma nova estrutura de DevOps, além de eliminar gargalos a cooperação entre os times é também estimulada.

Na metodologia DevOps, os times trabalham de forma combinada durante todo o ciclo de vida do projeto. Isso possibilita que as equipes tenham uma visão mais ampla do negócio e compreendam melhor suas operações. Também é comum a integração de outras áreas, como segurança e controle de qualidade.

A empresa que opta por trabalhar com DevOps utiliza a infraestrutura de forma racional e diretrizes pré-determinadas viabilizam aos gestores o rastreamento de conformidade para definir a segurança das operações com o objetivo de alcançar mais agilidade, automação e integração nas ações do dia a dia.

Em tempo real, o monitoramento analisa o funcionamento do software contribuindo para que falhas sejam diagnosticadas, assim amplia a rapidez na tomada de decisão para solução de problemas favorecendo a entrega contínua e viabilizando um número maior de testes realizados pela equipe responsável. A metodologia DevOps tem sido assertiva desde a concepção do software, prevendo situações da operação mesmo antes do software estar operacional, assim é possível garantir a segurança operacional e a satisfação do seu público.

A capacitação é fundamental para o sucesso de implantação do DevOps, afinal a entrega contínua de valor é um conceito que só funciona com ferramentas de automação bem configuradas. Na automação em DevOps, a fluidez é regra e entre as vantagens, pode se destacar a comunicação clara e objetiva, que envolve todos os colaboradores.

E a sua empresa já implantou o DevOps?

Leonardo Dominguez Dias é Mestre e engenheiro de computação pela Poli-USP com intercâmbio na universidade do estado da Califórnia USA. Atualmente é diretor da empresa Evo Systems, empresa especialista em inovação em TI e professor de pos graduação no Mackenzie e no PECE USP. Tem experiência na área de Engenharia da Computação, com ênfase em Arquitetura de Sistemas de Computação, projetos de implantação de fábricas de software e gestão de projetos de desenvolvimento de software e inovação.

texto aqui

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *