BRASIL COM SEMELHANÇAS DA ÍNDIA

Delano
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Carlos Delano Rebouças
Curioso após assistir a um programa de televisão, o qual mostrou um pouco da Índia, de seu povo e sua cultura, procurei investir um pouco mais nos meus conhecimentos, buscando mais informações sobre esse intrigante país, as quais me levaram a acreditar que entre o Brasil e a Índia existem muitas semelhanças.

Economicamente, o país da Ásia Meridional encontra-se num crescimento maior que o Brasil, mas esta é apenas uma das poucas diferenças entre a índia e o Brasil.
Tal qual o Brasil, a Índia é um pais democrático, republicano, bem mais populoso que o Brasil, sendo a segunda maior população do mundo, que apresenta muitos problemas sociais, até mesmo decorrentes de sua administração pública e baixos investimentos na educação e no social.  Começam aí as semelhanças.
Sua emergente economia convive com inúmeros problemas sociais. Analfabetismo, miséria, fome, violência misticismo, problemas sociais são questões facilmente perceptíveis na sua sociedade. Mobilidade urbana é outra grande mazela a ser combatida, mas que parece ser aceita como uma realidade, irrevogável. Ninguém merece um trânsito como o de Nova Deli ou Mumbai. Mas o de São Paulo e das outras megalópoles brasileiras já estão no mesmo nível.
No Brasil, a miséria, a fome, a violência, doenças e o analfabetismo, mesmo que camuflado de diploma, são notórios. Pouco se investe, diante de pouca preocupação pela gestão pública. Nossos rios também são poluídos. Temos também um ecossistema bastante diversificado, apesar de relutarmos pela sua manutenção. Temos mesmo muita coisa em comum. Muitos povos de tantas partes do mundo também estão aqui. Ás vezes, dirigindo pelas ruas de Fortaleza, realizo um tour na minha imaginação, quase acreditando que estou em Calcutá. Muita confusão, buzinas, bicicletas em meio aos veículos automotores, pedestres, camelôs, ladrões, políticos, e até mendigos se banhando em chafarizes de praças das grandes cidades. Parece até que as diferenças são pouquíssimas.
 Como somos parecidos em tantas coisas! Até a Globo se inspirou na produção de uma novela, mostrando a cultura indiana e a sua relação com o Brasil.
Que as semelhanças se mantenham, mas que sejam de costumes e fatos positivos. Quem sabe um dia não existir mais miséria, desigualdades, fome, violência, analfabetismo, nem mesmo um trânsito caótico que façam Brasil e Índia serem países tão parecidos.

Comments are closed.