As cinco ferramentas para a gestão de pessoas que a Google utiliza

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Redação Falando de Gestão

O Google é sempre inovador. Em uma reportagem do site da Revista Época Negócios onde o CEO da empresa Sundar Pichai compartilhou a sua visão de gestão de pessoas ele disse que uma característica para fazer uma boa gestão e liderança ´é preciso permitir que as pessoas atinjam o sucesso.Segundo o site os gestores Google usam 5 ferramentas simples que permitem que eles recebam uma espécie de insights que permitem que os gestores avaliem e entendam a necessidade de seus liderados. As ferramentas são as seguintes:

Feedback

Por esta ferramenta os liderados avaliam seus gestores. Eles respondem a perguntas abertas e fechadas e o objetivo destas não é avaliar a performance do líder e sim dar subsídios para que eles façam uma boa gestão.

Conversas sobre carreira

Outra ferramenta interessante é a conversa sobre a carreira onde os gestores e colaboradores conversam abertamente sobre a carreira abordando pontos como onde estão , para onde querem ir e o que precisam desenvolver para chegar ao objetivo. Segundo a reportagem essa ferramenta valorizam o fato de que os gestores estejam comprometidos com o seu desenvolvimento. Para desenvolver essa ferramenta a empresa usa  o modelo de coach chamado de “Grow” onde conforme o Coach e Consultor Antonio Azevedo diz ” o Coach dirige seu cliente (o Coachee) a iniciar uma reflexão e tomada de decisão sobre as metas que estipulou para sua vida ou sua carreira.”

Um simples objetivo 

A empresa adota a prática de “One Simple Thing” que faz com que o colaborador eleja um objetivo simples para ser cumprido como por exemplo uma vez por semana sair mais cedo para brincar com os filhos. Esse objetivo simples depois fara parte do conjunto de metas do colaborador.

Defina, em parceria, o motivo da reunião 

No Google os motivos  das reuniões são definidas em conjunto entre gestores e colaboradores desde os problemas simples como uma ajuda entre colaboradores aos mais complexos como dotação orçamentária.

Material do gestor

Com o material do gestor a empresa fornece ajuda  para que os gestores gerenciem suas equipes de forma mais eficaz no dia a dia além de treinar os novos gestores. Eles recebem um livro, um guia prático e uma apresentação.

Essas ferramentas podem ser desenvolvidas e adaptadas para pequenas e microempresas pois não exigem muito investimento. Pense nisso.

Com informações do Site da Revista Época Negócios

Comments are closed.