Aprendizagem e adaptação contínua: chaves do sucesso no mundo digital

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Por Armando Terribili Filho, PhD, MSc, PMP BlackBelt

O artigo “Mutazioni Digitali” (Mutações Digitais) de Gianni Rusconi, que tem por base um estudo de Cornestone On-Demand, oportuniza algumas reflexões sobre as mudanças que o mundo digital vem propiciando na nossa sociedade que hoje recebe diversos rótulos: era da informação, sociedade líquida ou mundo interconectado.

A realidade mostra que mudanças ocorrem intensa e continuamente no modo de pensar, de trabalhar, de relacionar-se e de ser. Quatro pontos de destaque:

1)     Mudança do Cérebro

Com a Internet e o imediatismo do mundo digital, nosso cérebro teve que adaptar-se à nova realidade nos processos de aprendizagem da vida pessoal e profissional.

2)     Mudança da Aprendizagem

Temos que aprender muito e em pouco tempo, o que traz um problema a solucionar: “tudo aquilo que aprendemos rápido demais, esquecemos com a mesma velocidade.

3)     Mudança da necessidade da nossa memória

Não temos mais necessidade de memorizar dados, números e nomes. Isso faz parte, segundo o estudo citado, de nossa memória “externa” armazenada na Web. A capacidade de memorizar e relembrar caiu em desuso.

4)     Mudança no trabalho: automatização ameaçando os postos de trabalho

Evidentemente que todas as atividades repetitivas que são feitas por um humano podem ser substituídas por um robô. Por isso, os soft skills ou habilidades comportamentais (comunicação, liderança, negociação, comunicação, gestão de conflitos, trabalho em equipe dentre outras) não podem ser substituídas pela tecnologia. Além disso, essas competências nunca se tornam obsoletas (não têm data de validade!)

Dois pontos para nossa reflexão neste relevante tema:

1)     Métodos de aprendizagem

Os métodos formativos disponibilizados devem ser acessíveis a todos. Devem garantir a aprendizagem de longo prazo, incorporando as tecnologias disponíveis.

2)     Ambiente de Trabalho

O bem-estar, o respeito aos valores comuns e à diversidade formam um ambiente positivo que é imprescindível para o sucesso de uma organização e satisfação pessoal de seus colaboradores.

Neste cenário, devemos investir no desenvolvimento de nossos soft skills pois não se tornam obsoletos, são aplicáveis a qualquer área de atuação e não suscetíveis à Inteligência Artificial. Além disso, nosso investimento deve ser na aprendizagem e adaptação contínuas.

Nota: o artigo “Mutazioni Digitali” está contido na edição de outubro/2019 da Revista Ulisse da Alitalia, páginas 86 a 88.

Comments are closed.