Aprendizados de uma scale-up

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Por Ricardo Hoerde, sócio-fundador da Diálogo Logística

Para fomentar o ecossistema de negócios, é realizado todos os anos o Scale-up Endeavor, um programa de aceleração para empreendedores. Neste ano, nós, da Diálogo Logística, empresa com sede em Porto Alegre (RS), fomos um dos 200 negócios com alto potencial de crescimento selecionados no Brasil. Depois de cinco meses de mentorias e workshops com as maiores lideranças do país, os resultados não poderiam ser mais animadores. Acabamos o ciclo com expectativa de crescimento, com uma rede de contatos fortalecida e muito aprendizado em tecnologia, gestão e inovação.

Durante as mentorias, aprendemos como ser uma empresa ainda mais digital, como identificar os colaboradores certos, como buscar capital — e qual seria o recurso ideal — e como não perder o DNA do crescimento acelerado. A Diálogo Logística, por exemplo, vem no embalo de um crescimento médio de 105% ao ano e realiza 300 mil entregas por mês em 1,2 mil cidades da região Sul do Brasil.

No programa passamos por workshops e mentorias individuais. Nesses encontros, o primeiro passo é definir qual o principal desafio da empresa. A partir disso, a Endeavor seleciona o mentor que mais encaixa com os próximos passos do negócio. Esse empreendedor ajuda com diagnósticos e debates por cinco meses, em conversas olho no olho. Por isso a química entre mentor e mentorado é fundamental. Com a Diálogo, o foco na tecnologia levou a um mentor extraordinário, que criou uma das maiores empresas do mercado online brasileiro e conselheiro do mais recente unicórnio da América Latina, o Bruno Nardon Felici, Advisor da Rappi.

O grande diferencial é que os mentores Endeavor chegam de coração aberto, assim os debates são abertos e francos. Empreendedores de destaque abandonam suas agendas para compartilhar seus erros e acertos com o grupo Scale-up. Essa metodologia do programa estimula a formação de uma comunidade baseada na confiança para que a gente possa crescer junto e mais rápido.

O Scale-up chegou na hora certa para Diálogo, que nasceu em meio a crise econômica, em 2015. Afinal, muitas vezes o empresário é um ser solitário, que se depara com um desafio e precisa definir a estratégia sozinho. Com o Scale-up, amadurecemos como pessoa e como profissional e ficamos mais seguros para arriscar e dar o passo necessário para seguir na escalada. O programa nos ajuda a ter foco, reforçar aquilo que estamos fazendo certo e traçar os planos dessa caminhada dura, porém recompensadora, que é a de empreender.
texto aqui

Comments are closed.