Aprenda a Aprender!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Por Fernando Barra – IBM Client Executive | Autor do livro MeuEmpregoSumiu.com

 

Eu tenho uma pergunta para te fazer, seja sincero consigo mesmo, depois você pode fechar esta tela e ir embora.

Já estamos há mais de 4 semanas em quarentena e o que você aprendeu de novo até agora?

O mundo já não é mais o mesmo e não voltará a ser quando esta crise passar.

Em poucos dias a humanidade precisou aprender a trabalhar de casa, se comunicar utilizando novos aplicativos, estudar pela internet, fazer compras em sites de comércio eletrônico, além é claro, aprender a se proteger contra este vírus.

Enfim é um mar de informações chegando a cada minuto.

Como não se contaminar?

Como trabalhar de casa?

Como assistir aulas?

Como se preparar para o futuro?

A partir de agora, para ser bem-sucedido você vai precisar aprender algo novo constantemente e, de fato, não estamos preparados para isso.

Você deve estar pensando… “Ahhh eu já estudei o suficiente, agora só preciso de uma oportunidade para mostrar o meu trabalho!”.

CUIDADO! Existe uma crença que a sociedade te ensinou desde sua infância e que fez seu cérebro simplesmente se acomodar e parar de aprender.

Venderam para você um roteiro de vida de sucesso que passa pelas seguintes etapas:

– “Nascer – brincar – estudar – trabalhar – se aposentar – descansar e morrer”.

Este roteiro vinha funcionando muito bem!

Aprender uma profissão como médico, engenheiro ou advogado era sem dúvida um caminho de sucesso.

Com a chegada da revolução digital, empregos que durariam uma geração, hoje não chegam a 10 ou 5 anos. Isso porque logo surge uma nova tecnologia, e se você não aprender, estará fora do mercado de trabalho.

O brasileiro passa cerca de 15 anos da sua vida na educação formal, isso considerando somente escola e universidade. Quando esta fase acaba, muita gente acredita que não precisa mais estudar, só trabalhar!

É um grande erro pensar assim! Mas, este tipo de pensamento está no subconsciente de muitas pessoas, e pode estar no seu também. Frases como:

– “Brincar é coisa de criança”,

– “Estudar é coisa de jovem”,

– “Trabalhar é coisa de adulto”

são ditas a todo momento, e o seu cérebro toma como verdade e a partir daí cria um bloqueio para novos aprendizados.

De um modo geral, é verdade que a educação formal e as qualificações dessa prática ainda são muito valorizadas atualmente.

Mas, PRESTE ATENÇÃO! Esse modelo de ensino do século 20 definitivamente não prepara ninguém para o mercado de trabalho ou para uma vida de sucesso no século 21.

Para sobreviver ao novo mundo digital é preciso entender que viveremos uma vida de constante aprendizado, ou como dizem os americanos “life long learning!

A idéia do aprendizado contínuo (life long learning) é criar um hábito de ter a capaciadade de continuar aprendendo coisas novas  além do formato e período já conhecido (escola formal).

Nos últimos anos, o aprendizado contínuo se tornou um imperativo econômico, principalmente em países desenvolvidos, ele começou no EUA e agora passou a ser fundamental para se manter atualizado em qualquer que seja a sua área de atuação.

Chegou a hora de Aprender a Aprender!

 

Comments are closed.