A Indústria 4.0 vai mudar sua vida

pedro-novo
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
A Internet das Coisas (IoT) está causando uma verdadeira revolução não só apenas na linha de produção das fabricas modernas, mas também na sua vida.

Por Pedro Paulo Morales

Neste momento pode estar surgindo uma nova tecnologia que vai mudar sua vida pessoal ou profissional. Algo com por exemplo a invenção do primeiro controle remoto da televisão inventado em 1950 pelo engenheiro Eugene Polley e que revolucionou a maneira como nos relacionamos com a televisão. O conceito da Indústria 4.0 ou 4º Revolução industrial vai modificar também sua vida, porém mais profundamente.

O conceito da indústria 4.0 foi criado na Alemanha como um programa governamental como forma de aumentar a competitividade e produtividade por meio de fábricas inteligentes e para isso optou-se pela utilização da chamada Internet das Coisas (IoT), na sigla em inglês e também pela utilização da computação em nuvem.

Conforme Klaus Schwab, presidente e fundador do Fórum Econômico Mundial o conceito de Internet das Coisas (IoT)  diz que todo o processo fabril será integrado em um ecossistema onde para dar certo terá que  prevalecer  a colaboração entre governos e iniciativa privada . Para ele a transformação será como um tsunami pois irá vai mexer com várias áreas do conhecimento humano.

A Internet das Coisas (IoT) é uma infraestrutura de rede que interliga os objetos físicos e virtuais através da tecnologia e que faz com que seja possível fazer a interação entre os objetos físicos e os virtuais desencadeando assim ações de comando e controle. Um exemplo disso seria uma geladeira sentir a falta de um determinado produto e disparar o pedido de compra pela internet.

Quando aplicada ao setor industrial a Internet das Coisas (IoT) pode gerar uma maior redução de custos, aumento da produtividade, qualidade dos produtos e expansão de mercados.

Segundo estudos a aplicação da Internet das Coisa pode otimizar as operações de uma fábrica como por exemplo ações de manutenção preventiva e otimizações de estoques. Um estudo da consultoria MCKinsey, feito em 2015 os benefícios da aplicação da IoT pode gerar um impacto financeiro de US$ 1,2 trilhões a 3,7 trilhões por ano nas operações mundiais de manufatura e linhas de produção.

A Industria 4.0 vai trazer inúmeros benefícios como fábricas inteligentes, uso de drones, inteligência artificial, uso de robôs e nanotecnologias mas vai trazer também segundo cálculos de especialistas o fechamento de cerca de 5 milhões de vagas de trabalho ao redor do mundo.

A 4º Revolução Industrial vai fazer com que se pense em novas maneiras de modo de trabalho pois ao mesmo tempo que as fábricas podem produzir produtos mais baratos e proporcionar uma melhora de vida para a população mundial as pessoas terão que estar preparadas para se adaptar a novos empregos e tecnologia que não existem. Será a época do profissional desruptivo onde a cada ciclo de tempo teremos que nos reinventar, propor inovações em patamares diferentes do que se está acostumado.

O Brasil ainda está em estágio embrionário quando o assunto é Internet das coisas na produção industrial não havendo ainda uma política para o segmento, mas um estudo está sendo feito   pela consultoria MCKinsey para embasar um plano nacional de internet das coisas.

A Internet das Coisas (IoT) vai revolucionar nossa vida como o controle remoto revolucionou a maneira de assistir televisão há 50 anos por isso não perca tempo e comece desde já a ser uma pessoa desruptiva porque o futuro pode chegar mais rápido do que pensamos.

Vamos refletir sobre isso e sucesso!

 Pedro Paulo Galindo Morales é Graduado em Gestão Especialista em Controladoria e Técnico em Contabilidade. Atua também como Coordenador de conteúdo do Blog Falando de Gestão   www.pedropaulomorales.com, pedropaulomorales@yahoo.com.br

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *