A IMPORTÂNCIA do ENSINO a DISTÂNCIA

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

julio-cesar

Por Julio Cesar S. Santos – Professor, consultor e palestrante.

Por Que Muitos Analistas Consideravam o EAD Com Cautela? Por Que o EAD no Ensino Superior Funciona Como um Catalizador Atualmente?

Anos atrás, muitos especialistas em educação analisavam a oferta de ensino à distância (EAD) nas escolas de ensino médio de forma bastante criterioso e cautelosa. Pelas regras que entraram em vigor, as escolas poderiam ofertar EAD até 20% do ensino médio diurno, 30% do ensino noturno e até 80% da Educação de Jovens e Adultos (EJA).

No início dos anos 2000, alguns especialistas em educação pegavam “carona” nessa visão, criticando a aprovação de cursos de licenciatura EAD nas três (3) maiores universidades de São Paulo – o que se tornou um dos principais motivos da paralisação dos estudantes da USP, naquela ocasião.

Ensino EAD Julio Cesar S. Santos Blog Falando de Gestão

Porém, muito além de ser uma nova modalidade de ensino, a educação a distância hoje em dia exerce um papel de extrema importância para a educação brasileira e, certamente, já é considerada como o grande “divisor de águas” em termos de educação em todo o país.

A educação a distância nas Instituições de Ensino Superiores (IES) trás uma gama de possibilidades de aprendizagem jamais vista em outros tempos. E, à medida que novas tecnologias foram sendo desenvolvidas, as possibilidades de aprendizagem foram se concretizando, como se observa no “Manifesto Somos EAD” que “os tempos são outros, pois o mundo é digital e conectado. Não vamos fechar os olhos para este fato, pois vivemos uma nova era e a educação online faz parte disso”.

Dessa forma, a EAD no ensino superior funciona hoje como um grande catalizador, idealizador e multiplicador de conhecimentos, onde pessoas que não têm condições de acessar informações em ambientes físicos, conseguem consumir – de maneira simples, rápida e dinâmica – conteúdos personalizados e eficientes, a partir de uma plataforma e-learning. Logo, pode-se dizer que a EAD exerce um papel fundamental para a educação como um todo no Brasil e em todos os outros países que possuam fácil acesso à Internet banda larga para tal.

Novas possibilidades são descobertas a cada dia com a evolução das plataformas EAD e, cada vez mais, novos formas de consumo de conteúdos são disponibilizados, o que resulta em uma modalidade de ensino cada vez mais completa, eficiente e que engloba cada vez mais adeptos no Brasil e no mundo.

Portanto, podemos afirmar que a educação a distância proporciona um novo paradigma no ensino regular e, certamente, isso não é mais uma tendência, mas uma realidade que beneficia milhares de pessoas em todos os cantos do país.

https://www.instagram.com/poloeducacionaldomeier/

https://twitter.com/MeierPolo

https://www.facebook.com/poloeducacionaldomeier/

Comments are closed.