5 Características de um Excelente Gestor

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

No mundo da gestão das melhores empresas, melhores fundos imobiliários e maiores cargos de administração pública, ser um bom gestor não é nada fácil. Mesmo assim podemos facilitar o caminho se queremos ser gestor entendendo melhor o que levaram as pessoas que são boas gestoras a chegarem lá.

Se pararmos para analisar, existem certas características comuns que os bons gestores compartilham. Neste artigo vamos abordar 5 dessas características.

Essas características não são as únicas, existem várias outras delas. Essas, porém são essenciais caso você queira um dia ser um bom gestor. Se você já é gestor de alguma grande empresa, fundo ou cargo público, deve então observar se possui essas qualidades.

Essas qualidades estão listadas abaixo.

  • Liderar pelo Exemplo;
  • Saber Delegar;
  • Saber Receber um Feedback Negativo;
  • Mediar Conflitos;
  • Automotivação

Vamos abordar cada uma delas em separado.

Liderar pelo Exemplo

Sabe aquela história do faça o que eu falo não faça o que eu faço? Isso não cola com a sua equipe.

Um bom gestor lidera pelo exemplo e muitas vezes não precisa falar nada para a equipe sobre comprometimento e dedicação. Ele é respeitado pelo que faz e não pelas ordens e ameaças que fala.

Dando um bom exemplo um gestor será respeitado por toda a equipe, e será seguido por ela. No final das contas ele vai comandar e não vai precisar mandar.

Saber Delegar

Uma característica importante é delegar as tarefas certas para as pessoas certas. Existem certas tarefas que devem ser feitas por profissionais da área, não por gestores.

Não é tarefa de um gestor por exemplo se sentar com um programador para analisar porque o site da empresa não está captando leads. Ao invés disso ele deve delegar a tarefa para um programador da área e se certificar de que este terá todas as condições de executar o seu trabalho.

Quando gestores se intrometem demais em assuntos técnicos acabam atrapalhando a equipe ao invés de ajuda-la. Por isso, saber delegar as tarefas certas para as pessoas certas é uma grande qualidade de um excelente gestor.

Saber Receber um Feedback Negativo

Reconhecer os próprios erros é uma característica importante dos grandes líderes. Uma atitude arrogante pode colocar tudo a perder.

Sendo assim, os bons gestores devem receber bem um feedback negativo dos membros de sua equipe. Isso deve ser encarado como uma oportunidade de melhoria e não como uma tentativa de agressão pessoal.

Os bons gestores refletem sobre os feedbacks recebidos dos membros de sua equipe. E se esforçam para melhorar o que está errado em suas atitudes.

Mediar Conflitos

Bons gestores devem saber mediar conflitos, não só externos como internos. Quando existem desavenças dentro da equipe, isso deve ser mediado pelo gestor.

O conflito deve ser tratado com total imparcialidade e justiça. Maus gestores acham que os membros da equipe devem resolver os conflitos entre eles. O que acontece é que muitas vezes isso não é possível e é necessário a figura do mediador.

Um conflito interno pode colocar todo um projeto importante a perder. É por isso que essa é uma característica importante dos bons gestores.

Automotivação

Antes de motivar a sua equipe, o gestor deve estar motivado. Como você vai motivar alguém se você mesmo está desmotivado?

É por isso que um bom gestor precisa saber motivar a si mesmo. Somente estando bem motivado é que o gestor pode traçar metas e objetivos bem definidos.

Com isso ele consegue extrair o melhor de cada membro da equipe. Dessa forma, ele contribui não só para o projeto ou órgão no qual está trabalhando mas também no desenvolvimento pessoal e profissional dos membros da sua equipe.

Finalizando

Estar no comando não é para qualquer um, e ser um gestor excelente é um grande desafio.

Contudo, os bons gestores possuem características comuns entre si. Isso inclui liderar sempre dando bons exemplos e tendo boas atitudes. Só falar não adianta.

Também é preciso saber delegar cada tarefa para a pessoa certa. Distribuir bem as tarefas é o caminho para o sucesso. É preciso ainda saber receber feedbacks negativos e fazer disso uma oportunidade de crescimento.

Além disso, mediar conflitos e estar sempre motivado é crucial para um grupo de sucesso. É por isso que bons lideres motivam a si mesmos antes de motivar a equipe.

Espero que este artigo tenha sido útil para todos aqueles que desejam melhorar como gestores.

Rafael Estima

investirparaenriquecer.com

Deixe uma resposta