3 razões para você se atentar à sua gestão de prospectos

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A prospecção de clientes é parte fundamental para o crescimento de sua empresa, afinal, sem vendas a empresa não cresce. Mesmo sabendo disso, poucas pessoas se dedicam no controle dos seus prospectos.

Listei abaixo os principais motivos pelo qual você deve manter um ótimo controle sobre suas prospecções de clientes.

1 – Prospectar e perder o timing de follow up pode fazer você perder vendas

O controle de suas prospecções faz com que você saiba exatamente quais são os prospectos mais quentes e consequentemente, força você a retomar o contato com o mesmo, aumentando assim suas chances de fechamento e não perdendo o timing de sua negociação.

2 – Ter um local centralizado com todas as informações de cada prospecção

Quando você tem uma reunião com cliente, faz uma ligação ou alguma pesquisa relacionada a um projeto em prospecção, onde você armazena todas estas informações? Agenda, calendário, bloco de notas, post-its, na cabeça?
O ideal é conseguir armazenar todas as informações referentes a uma negociação em um único local. Seja ele uma planilha no excel, uma nota no Evernote ou utilizando um sistema exclusivo para tal finalidade. Mais importante do que a ferramenta utilizada é saber onde encontrar uma informação quando precisar dela.

3 – Ter o controle dos resultados que sua equipe de vendas está atingindo

Se você possui vendedores prospectando para sua empresa, ter o controle sob as prospecções deles é essencial (principalmente para um gerente de vendas com uma equipe ativa em vendas). Desta maneira é possível bonificar os melhores vendedores, motivando-os ainda mais.

E será que é difícil manter o controle sobre as prospecções?

Sim e não! Mas como assim?

Se você não utilizar as maneiras corretas, claramente isso será difícil e esse é um dos principais motivos pelo qual muitas pessoas e empresas têm um péssimo controle e consequentemente, deixam muitos potenciais clientes esperando o seu follow up (retorno de contato).

Mas para quem utiliza maneiras corretas, ter esse controle se torna uma tarefa fácil.

E quais seriam essas maneiras?

Onde gravar todos os detalhes de prospecção?

Atualmente com a tecnologia existem diversas maneiras de salvar as informações.
A mais simples e acessível a todos: Uma planilha no excel.

Ter um planilha de prospecção de clientes no excel é o mínimo para manter os detalhes de suas prospecções salvos e centralizados.

Outra maneira é utilizando softwares específicos para a prospecção de clientes e um deles (desenvolvido por nós da Nano Incub) é o Ziptime.

O Ziptime é uma ferramenta online gratuita especializada na gestão de prospecção de clientes.

Seja qual for a sua maneira preferida de gerenciar seus prospectos, o importante é que você a faça com muito carinho e responsabilidade.

Vender é o que faz uma empresa se movimentar, ganhar mercado e garantir sua sobrevivência.

Desejamos a você um ótimo controle em suas prospecções e que isso lhe ajude a vender mais.

Forte abraço.

Fonte: Ziptime

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