05 livros fundamentais para entender melhor a gestão da empresa familiar

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Para uma empresa familiar prosperar e avançar em suas metas, o preparo é fundamental. Desde organizar toda a estrutura da governança corporativa até as metas futuras, tudo precisa de análise, consultoria especializada e muito, mas muito estudo.

Eduardo Valério, diretor-presidente da JValério, associada à Fundação Dom Cabral,  selecionou cinco livros que, aliados a uma boa parceria profissional e uma consultoria adequada, podem ajudar não apenas na elaboração de toda a empresa, mas também na sua longevidade e prosperidade.

1 – Família, Família, Negócios a Parte

Autora: Renata Benhoef

Editora: Gente

Ano: 2006

Fazer todos os envolvidos da família no negócio pensarem da mesma forma é o objetivo desta obra. Quando o assunto é negócios em família, tudo pode acabar ficando mais complicado. Por isso Família, Família, Negócios a Parte mostra como lidar com os mais variados conflitos presentes em uma empresa familiar e, com isso, evitar a sua desvalorização e a frustração de um sonho.

Apontado por Eduardo Valério como uma excelente introdução ao tema da governança corporativa da empresa familiar por ser simples e direto, o livro explica como  criar regras, normas e princípios que viabilizarão a continuidade do negócio; estabelecer e formalizar acordos, códigos e uma estrutura de poder e muito mais.

2. Governança Corporativa

Autores: Elismar Alvares, Eduardo Gusso e Celso Giacomedi

Editora: Elsevier

Ano: 2008

Eduardo aponta este livro como uma ótima fonte para conseguir uma visão brasileira da governança corporativa. A obra é dividida em várias partes, por categorias de interesse, e de fácil compreensão. A primeira parte, por exemplo, é uma abordagem conceitual sobre como surgiu e evoluiu a governança corporativa no mundo e no Brasil.

Já na segunda parte encontramos esse modelo que possibilita empresas avaliarem seu estágio de governança mais focado na conquista de melhores práticas em na última parte, a obra trata da metodologia para aplicação deste modelo.

Uma obra essencial.

3. Governança Corporativa

Autores: Adriana Andrade e José Paschoal Rossetti

Editora: Atlas

Ano: 2006

Apesar de carregar  o mesmo nome da obra citada anteriormente (muitas obras possuem este mesmo título), temos aqui o mais completo estudo sobre a governança corporativa para empresas familiares de acordo com Eduardo Valério.

Os autores apresentam uma obra única que é caracterizada pela apresentação de conceitos precisos e claros, estruturação e organização do pensamento, proposições inovadoras, amplitude seletiva das fontes, análise do caso brasileiro, foco em funcionalidade e tendências bem fundamentadas. Ideal para quem busca entender o modelo de governança da nova corporação brasileira.

O estudo é, na verdade, uma análise de variados aspectos da governança em âmbito global que facilita o entendimento das experiências históricas.

4. Família de Alta Performance

Autor: Içami Tiba

Editora: Integrare

Ano: 2009

Eduardo Valério resume em uma frase o que este livro representa: foco nas relações da família com o trabalho e felicidade!

Família de Alta Performance é uma obra que ajuda nestes tempos em que há muita mudanças e algumas crises que limitam o funcionamento de uma empresa familiar do mesmo modo que era antigamente. Aspectos como renovação, reinvenção, novas alternativas para o cenário atual e preparação para gerações futuras estão nesta obra, que propõe mostrar alguns caminhos para a família e os seus indivíduos se tornem cada vez mais pessoas com alta performance.

Conceitos do mundo corporativo (liderança, meritocracia, hierarquização de prioridades, metas, estratégias de execução, etc.) podem ser aplicados na educação dos filhos de acordo com a obra.

5. Family Business Succession

Autores: Stephen L. McClure, John L. Ward  e Craig E. Aronoff

Editora:A Family  Bussines Publication

Ano:  2010

É a única obra  em inglês (ainda não foi  traduzida para o nosso idioma), Family Business Succession é apontado por Eduardo Valério como uma obra essencial para ter  uma visão específica sobre os processos de sucessão nas empresas familiares.

Basicamente, o livro é uma ótima pedida aos que estão preparando  a mudança da cadeira. Passar o negócio da família para a próxima geração talvez seja o desafio mais duro e mais crítico voltado para os empresários e este livro explica que a maioria das empresas não percebem que este momento – a sucessão – é um processo permanente de planejamento e gestão.

Para quem busca  aprender como criar um plano de sucessão, desenvolver oportunidades para os candidatos ao cargo e o delicado tema de quando e como deixar de ir a seu próprio papel no negócio, vale o investimento.

Sobre Eduardo J. Valério

Eduardo J. Valério é  graduado em Administração de Empresas pela Universidade Federal do Paraná (UFPR), especialista em Estratégia e Marketing pela Kellogg Business School e especialista em Governança Corporativa para Empresas Familiares pela Wharton Bussiness School, Pennsylvania. Eduardo é diretor-presidente da J. Valério Consultoria S/C Ltda, associada à Fundação Dom Cabral (FDC) para os estados do Paraná e Rondônia, e Vice-Presidente da Federação Nacional das Associações dos Dirigentes de Marketing e Vendas do Brasil (FENADVB).

Sobre a JValério

A JValério é uma consultoria associada à Fundação Dom Cabral (FDC), escola de negócios especializada no desenvolvimento de executivos e empresas. A missão da JValério é contribuir para o desenvolvimento das empresas, dos executivos e das pessoas e ser a primeira opção nas soluções empresariais para clientes e parceiros. A JValério busca um crescimento sustentável e atua em vários segmentos, com empresas com as mais diversas características.

JValério – Gestão da Empresa Familiar

Rua Ubaldino do Amaral, 856 – Centro

Telefone: (41) 3243-7159

Site: http://www.jvalerio.com.br/

Facebook: https://www.facebook.com/jvalerio.fdc

Fonte: Assessoria de Imprensa kakoi Comunicação

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *